CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED INOFOR" + "ED INOFOR$" Resultados de 31 a 35 sobre 100 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

E-LEARNING
Título: E-Learning : o papel dos sistemas de gestão da aprendizagem na Europa / Desmond Keegan... [et al.] ; coord. Carina Baptista, Ana Dias
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 278, [6] p. ; 28 cm
Colecção: (Formação à distância & e-learning. Livro técnico ; 1)
Sumário ou resumo: Actualmente o e-learning é amplamente utilizado na formação empresarial e as empresas internacionais e multinacionais afirmam ter conseguido uma relação custo-benefício ao transferir grande parte das sua formação para a Web. Licenciaturas, diplomas de institutos de ensino superior e certificados de formação reconhecidos a nível nacional e internacional estão agora disponíveis através do e-learning. Grande parte do sucesso do e-learning é atribuído aos sistemas de gestão da aprendizagem (Learning management systems - LMS) também conhecidos como plataformas de aprendizagem. Um LMS permite a uma instituição desenvolver materiais de aprendizagem, disponibilizar cursos, proceder a testes e avaliações e geara bases de dados de estudantes com possibilidade de monitorização dos resultados e progressão, por via electrónica. O presente estudo mostra uma distribuição desigual dos LMS nos diferentes países europeus, no noroeste da Europa e principais sistemas americanos.
ISBN: ISBN 972-8619-38-3
Nº do Depósito Legal: PT|186567/02
Assuntos: Ensino à distância / Gestão / Educação / Ensino / Métodos pedagógicos / Formação profissional / Ensino assistido por computador / Aprendizagem / Europa
CDU: 37.018
OCL: 06.08.2
Cota: 29430 MESICT 29430
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Keegan, Desmond, co-aut.
Baptista, Carina, coord. / Dias, ana, coord.



Marcar

Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação
Título: O sector da agricultura em Portugal / Instituto para a Inovação na Formação ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 248 p. ; 28 cm + Separata
Colecção: (Estudos sectoriais ; 22)
Sumário ou resumo: Estudo lançado pelo Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR) no âmbito da análise feita sobre a evolução do mercado de trabalho e necessidades de novas qualificações e competências sobre o sector da agricultura em Portugal. O estudo estrutura-se em 5 partes, cada uma procura reflectir aspectos particulares dos vários subsectores da agricultura: produção agrícola, produção animal e produção florestal. A 1ª parte do estudo faz a delimitação do sector; a 2ª faz o enquadramento socioeconómico do sector, a nível nacional e internacional, e o diagnóstico das estratégias empresariais relativamente aos mercados e produtos, às tecnologias, modos de organização e gestão de recursos humanos. A 3ª parte analisa a dinâmica dos empregos (empregos em emergência, em crescimento, em transformação e em regressão) e as competências críticas para as empresas e para os indivíduos. É a partir desta análise que se propõem perfis profissionais, qualificantes e facilitadores da mobilidade funcional e profissional no sector. Na 4ª parte faz-se um diagnóstico das necessidades de formação a partir do levantamento e análise da oferta de formação para o sector e dos défices de qualificação detectados. Na 5ª e última parte são apontadas pistas para a reorientação da formação que, com outras intervenções, poderão viabilizar novos modelos de competitividade.
ISBN: ISBN 972-8619-39-1
Nº do Depósito Legal: PT|188431/02
Assuntos: Agricultura / Emprego / Níveis de qualificação / Perfis profissionais / Necessidades de formação / Mercado da formação / Gestão de recursos humanos / Organização do trabalho / Competitividade / Estudos prospectivos / Portugal
CDU: 377
OCL: 07.02
Cota: 29428 MESICT 29428
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar

Autor: ESTÊVÃO, Madalena
Título: O acesso à informação e ao conhecimento na área da formação profissional / Madalena Estêvão ; colaboração técnica equipa da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento do INOFOR
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 27 p. ; 28 cm
Sumário ou resumo: No âmbito da avaliação da Rede de Centro de Recursos em Conhecimento, criada em 1999 com coordenação do INOFOR, surge o presente documento que pretendeu diagnosticar as dificuldades sentidas pelos operadores de formação profissional e as formas de acesso à informação, numa fase anterior à implantação da Rede.
Assuntos: Formação profissional / Acesso à formação / Entidades de formação / Inquéritos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 29427 MESICT 29427
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Instituto para a Inovação na Formação, colab.



Marcar

Autor: CABRAL, Ana Cristina Tomé Pais
Título: A qualidade em Portugal : tendências, qualificações e formação / Ana Cristina Tomé Pais Cabral, Ana Margarida Simas Marques Colaço, Gabriela Alexandra dos Santos Soares Godinho Guerreiro
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 266 p. ; 28 cm
Sumário ou resumo: O INOFOR desenvolveu um conjunto de estudos sobre domínios sectoriais e profissionais que procuram compreender as dinâmicas qualitativas de procura e oferta de recursos humanos e avançar com perfis profissionais que constituam referenciais de competências ao desenvolvimento da competitividade dos indivíduos e organizações. Conhecer as profissões, antever as sua possíveis evoluções e referenciar as competências desejáveis é o objectivo deste trabalho. Com esta publicação o INOFOR divulga os primeiros resultados do estudo da qualidade.
ISBN: ISBN 972-8619-17-0
Nº do Depósito Legal: PT|170376/01
Assuntos: Normas de qualidade / Formação para a qualidade / Emprego / Níveis de qualificação / Perfis profissionais / Necessidades de formação / Mercado da formação / Gestão de recursos humanos / Certificação / Qualidade total / Competitividade / Estudos prospectivos / Portugal
CDU: 377
OCL: 12.07
Cota: 29426 MESICT 29426
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Colaço, Ana Margarida Simas Marques, co-aut. / Guerreiro, Gabriela Alexandra dos Santos Soares Godinho



Marcar

Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação
Título: Manual metodológico : estudos sectoriais prospectivos / Instituto para a Inovação na Formação
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : INOFOR, 2002
Descrição física: 282 p. ; 28 cm
Sumário ou resumo: O projecto "Evolução das qualificações e diagnóstico de necessidades de formação" procura conceber e desenvolver um sistema de caracterização de perfis profissionais e de levantamento de necessidades de formação. Trata-se de um referencial de informação estratégica, socioeconómica e profissional, que possibilite e apoie: apreensão da evolução das qualificações; diagnóstico das necessidade de formação; reorientação da formação profissional. Os resultados deste projecto fornecem elementos para: identificar as necessidades de formação mais prioritárias; definir conteúdos de formação coerentes com a evolução dos empregos e qualificações; construir módulos de formação; desenvolver a complementaridade entre os diferentes subsistemas de formação.
ISBN: ISBN 972-8619-27-8
Nº do Depósito Legal: PT|178676/02
Assuntos: Perfis profissionais / Emprego / Necessidades de formação / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Competitividade / Estratégia da empresa / Estudos prospectivos / Portugal
CDU: 377
OCL: 13.05
Cota: 29425 MESICT 29425
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar