CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação" + "ED INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação$" Resultados de 21 a 25 sobre 81 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 367 p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 1)
Sumário ou resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8619-40-5
Nº do Depósito Legal: PT|187028/02
Assuntos: Ensino / Formação profissional contínua / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Mercado da formação / Qualificações de base / Ensino aberto / Entidades de formação / Estudo de caso / Educação / Sociedade da informação / Formação / Ensino à distância
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: 29488 MESICT 29488
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MOREIRA, Pedro dos Santos
Título: Cooperação interorganizacional : das trajectórias às redes / Pedro dos Santos Moreira, Susana Corvelo ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 141 p. ; 28 cm
Colecção: (Estudos temáticos ; 1)
ISBN: ISBN 972-8619-41-3
Nº do Depósito Legal: PT|188880/02
Assuntos: Cooperação interorganizações / Empresas / Papel da formação / Necessidades de formação / Gestão da formação / Cultura de empresa
CDU: 377
OCL: 01.03
Cota: 29438 MESICT 29438
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Corvelo, Susana, co-aut.
Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar

E-LEARNING
Título: E-Learning : o papel dos sistemas de gestão da aprendizagem na Europa / Desmond Keegan... [et al.] ; coord. Carina Baptista, Ana Dias
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 278, [6] p. ; 28 cm
Colecção: (Formação à distância & e-learning. Livro técnico ; 1)
Sumário ou resumo: Actualmente o e-learning é amplamente utilizado na formação empresarial e as empresas internacionais e multinacionais afirmam ter conseguido uma relação custo-benefício ao transferir grande parte das sua formação para a Web. Licenciaturas, diplomas de institutos de ensino superior e certificados de formação reconhecidos a nível nacional e internacional estão agora disponíveis através do e-learning. Grande parte do sucesso do e-learning é atribuído aos sistemas de gestão da aprendizagem (Learning management systems - LMS) também conhecidos como plataformas de aprendizagem. Um LMS permite a uma instituição desenvolver materiais de aprendizagem, disponibilizar cursos, proceder a testes e avaliações e geara bases de dados de estudantes com possibilidade de monitorização dos resultados e progressão, por via electrónica. O presente estudo mostra uma distribuição desigual dos LMS nos diferentes países europeus, no noroeste da Europa e principais sistemas americanos.
ISBN: ISBN 972-8619-38-3
Nº do Depósito Legal: PT|186567/02
Assuntos: Ensino à distância / Gestão / Educação / Ensino / Métodos pedagógicos / Formação profissional / Ensino assistido por computador / Aprendizagem / Europa
CDU: 37.018
OCL: 06.08.2
Cota: 29430 MESICT 29430
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Keegan, Desmond, co-aut.
Baptista, Carina, coord. / Dias, ana, coord.



Marcar

Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação
Título: O sector da agricultura em Portugal / Instituto para a Inovação na Formação ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 248 p. ; 28 cm + Separata
Colecção: (Estudos sectoriais ; 22)
Sumário ou resumo: Estudo lançado pelo Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR) no âmbito da análise feita sobre a evolução do mercado de trabalho e necessidades de novas qualificações e competências sobre o sector da agricultura em Portugal. O estudo estrutura-se em 5 partes, cada uma procura reflectir aspectos particulares dos vários subsectores da agricultura: produção agrícola, produção animal e produção florestal. A 1ª parte do estudo faz a delimitação do sector; a 2ª faz o enquadramento socioeconómico do sector, a nível nacional e internacional, e o diagnóstico das estratégias empresariais relativamente aos mercados e produtos, às tecnologias, modos de organização e gestão de recursos humanos. A 3ª parte analisa a dinâmica dos empregos (empregos em emergência, em crescimento, em transformação e em regressão) e as competências críticas para as empresas e para os indivíduos. É a partir desta análise que se propõem perfis profissionais, qualificantes e facilitadores da mobilidade funcional e profissional no sector. Na 4ª parte faz-se um diagnóstico das necessidades de formação a partir do levantamento e análise da oferta de formação para o sector e dos défices de qualificação detectados. Na 5ª e última parte são apontadas pistas para a reorientação da formação que, com outras intervenções, poderão viabilizar novos modelos de competitividade.
ISBN: ISBN 972-8619-39-1
Nº do Depósito Legal: PT|188431/02
Assuntos: Agricultura / Emprego / Níveis de qualificação / Perfis profissionais / Necessidades de formação / Mercado da formação / Gestão de recursos humanos / Organização do trabalho / Competitividade / Estudos prospectivos / Portugal
CDU: 377
OCL: 07.02
Cota: 29428 MESICT 29428
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar

Autor: ESTÊVÃO, Madalena
Título: O acesso à informação e ao conhecimento na área da formação profissional / Madalena Estêvão ; colaboração técnica equipa da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento do INOFOR
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 27 p. ; 28 cm
Sumário ou resumo: No âmbito da avaliação da Rede de Centro de Recursos em Conhecimento, criada em 1999 com coordenação do INOFOR, surge o presente documento que pretendeu diagnosticar as dificuldades sentidas pelos operadores de formação profissional e as formas de acesso à informação, numa fase anterior à implantação da Rede.
Assuntos: Formação profissional / Acesso à formação / Entidades de formação / Inquéritos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 29427 MESICT 29427
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Instituto para a Inovação na Formação, colab.



Marcar