CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação" + "ED INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação$" Resultados de 36 a 40 sobre 81 encontrados.
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Autor: GRUPO DE TRABALHO ECOS
Título: ECOS do INOFOR, uma política ecológica
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1998
Descrição física: 8 p. ; 21 cm
Sumário ou resumo: A preservação da diversidade e do equilíbrio dos ecossistemas e sociosistemas globais depende de um conjunto de todos os nossos gestos individuais que são os verdadeiros motores para uma gestão racional dos recursos naturais. Perante isto surge no INOFOR, o grupo ECOS, orientado para a construção de uma cultura institucional ecológica. O presente documento acaba por ser um manual de boas práticas ecológicas na instituição.
Assuntos: Ecologia / Qualidade de vida profissional / Cidadania / Cultura organizacional / Inovações na formação / Portugal
CDU: 574
OCL: 16.01
Cota: 28234 MESICT 28234
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PRUDÊNCIO, Manuela
Título: Da exclusão à integração : estudo de um projecto de formação para jovens com baixa escolaridade / Manuela Prudêncio ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 60 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente estudo tem por base um projecto dirigido a um público jovem que congrega problemas de dimensão tripla: abandono escolar sem diploma do ensino básico, ausência de qualquer tipo de formação qualificante e risco de exclusão social. Procura explicar os novos desafios que se colocam ao processo formativo e aos seus actores. A selecção deste projecto, realizado no âmbito da Iniciativa Comunitária Emprego, eixo Youthstar, baseou-se no facto de ter sido considerado um projecto inovador e com sucesso.
É uma abordagem cujos programas de formação se vão adequando ao longo da formação, face aos ritmos de aprendizagem e às contribuições dos formandos, que se tornam actores activos, agentes do seu próprio desenvolvimento. O papel do formador também muda, nesta abordagem, cabendo-lhe mediar as relações entre a família e a escola, entre formandos, entre os formadores, enfim entre estes jovens e o mundo exterior, num processo de ressocialização, tornando-se assim num "animador/mediador".
Notas gerais: Projecto Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular
ISBN: ISBN 972-97579-4-1
Nº do Depósito Legal: PT|138173/99
Assuntos: Projectos de formação / Inovações na formação / Juventude / Abandono dos estudos / Desemprego de jovens / Exclusão social / Aprendizagem / Formação de jovens / Inserção profissional / Formação-emprego / Formadores-formandos / Métodos pedagógicos / Desenvolvimento curricular / Programa YOUTHSTART / Portugal
CDU: 377-053.6
OCL: 06.04
Cota: 28233 MESICT 28233
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Nunes, Luísa, coord.



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Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação
Título: Guia de apoio ao utilizador : acreditação de entidades formadoras / Instituto para a Inovação na Formação
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, [2000]
Descrição física: 62 p. ; 30 cm
Nº do Depósito Legal: PT|147189/00
Assuntos: Acreditação / Entidades de formação / Fundo Social Europeu / Guias
CDU: 37.01
OCL: 06.05
Cota: 23978 MESICT 28232
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: VALENTE, Ana Cláudia
Título: Métodos e instrumentos para a antecipação de novas competências e para a adaptação dos sistemas de formação profissional : contributo para o relatório do Cedefop / Ana Cláudia Valente, Carlos Capela, Luisa Pombo ; coord. Maria do Carmo Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2000
Descrição física: 25 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Desde o princípio da década de 90 que se tem registado em Portugal uma proliferação de estudos sobre os problemas da formação profissional de base sectorial e de diversas metodologias. Centram-se nos sectores tradicionais da economia portuguesa (vestuário, têxtil, etc...).
Desde 1996 que em Portugal se assume uma política de intervenção, com efeitos sobre o sistema de formação e de uma oferta formativa de qualidade. O INOFOR veio desenvolver certos projectos que têm como objectivo reorientar o sistema de formação profissional fornecendo informação sobre a transformação das qualificações e das competências e as necessidades de formação que daí decorrem.
Assuntos: Sistemas de formação / Necessidades de formação / Estudos prospectivos / Entidades de formação / Acreditação / INOFOR / CEDEFOP / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28231 MESICT 28231
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Capela, Carlos, co-aut. / Pombo, Luisa, co-aut.
Nunes, Maria do Carmo, coord.



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NOVA FORMAÇÃO. Lisboa, 2002-
Título: Nova formação
Numeração: Ano 1, nº 0 (Julho 2000)-
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002-
Descrição física: 25 cm
ISSN: ISSN 1645-4669
Existências: 2002-2004, 2005 incompleto, 2006-
Assuntos: Formação profissional / Inovações na formação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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