CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação" + "ED INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação$" Resultados de 61 a 65 sobre 81 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: COTRIM, Ana
Título: Educação, emprego e transição para a vida activa : uma aproximação ao caso português / Ana Cotrim, Teresa Amor, Teresa Duarte ; coord. Isabel Duarte
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: 17 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O texto apresentado tem por base um relatório elaborado em 1998 no âmbito do projecto Comparative Analysis of Transitions from Education to Work in Europe (CATEWE). Este relatório, correspondendo a uma primeira fase de trabalho, tinha por objectivo principal a descrição dos sistemas educativos/formação dos diferentes países. Nesta fase de pesquisa, mais do que uma reflexão problematizadora dos diferentes sistemas educativos e de formação, pretendia-se portanto conceber uma primeira matriz de comparação/comparabilidade entre os diferentes países.
A necessidade desta primeira abordagem justifica-se pela inexistência de um modelo conceptual e metodológico que traduza a diversidade e, sobretudo, a complexidade da(s) relação(ões) entre os sistemas de educação/formação e a inserção no sistema de emprego dos vários países, questões centrais na discussão sobre o desenvolvimento económico e social da Europa.
Assuntos: Formação-emprego / Passagem à vida activa / Diplomados de ensino superior / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 27433 MESICT 27433
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Amor, Teresa, co-aut. / Duarte, Teresa, co-aut.
Duarte, Isabel, coord.



Marcar

APRENDER EM CONTEXTO DE TRABALHO
Título: Aprender em contexto de trabalho : reflexão com base numa experiência / Isabel Silva Graça, Cristina Milagre e Susana Pereira ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: 25 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente artigo enquadra-se na linha de estudo desenvolvida pela equipa de projecto Metodologias de Formaçãp e Desenvolvimento Curricular, no âmbito da identificação e compreensão de condições que optimizem os processos de formação que se realizam em contexo de trabalho.
Trata-se de uma primeira abordagem que pretende reflectir sobre as dimensões formativas dos contextos de trabalho e identificar condições organizativas que potenciem essas mesmas dimensões. Nesse sentido, faz-se, em primeiro lugar, uma delimitação do conceito de formação em contexto de trabalho, explicitam-se as condições de aprendizagem nestes contextos e descrevem-se as modalidades mais frequentes que pode revestir este tipo de organização da formação. Numa segunda parte, procura-se reflectir sobre as práticas de formação em contexto de trabalho a partir da análise de uma experiência inovadora promovida por uma escola e realizada no âmbito do curso de Educação e Formação Profissional Inicial de Empregado de Jardim de Infância. Finalmente, destacam-se factores de sucesso dessa experiência e apresentam-se sugestões para ultrapassar fragilidades e enriquecer futuros projectos.
Notas gerais: Metodologias de formação e desenvolvimento curricular
Assuntos: Formação nos postos de trabalho / Formação inicial / Educação / Sistemas de formação / Metodologia / Desenvolvimento curricular / Aprendizagem / Formação alternada / Estudo de caso / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.09
Cota: 27432 MESICT 27432
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Milagre, Cristina, co-aut. / Pereira, Susana, co-aut.
Nunes, Luísa, coord.



Marcar

Autor: CURADO, Catarina
Título: A indústria têxtil em Portugal / Catarina Curado, Cristina Sousa, Sandra Lameira ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: [39] p. ; 15x21 cm
Colecção: (Sínteses Sectoriais)
Sumário ou resumo: O presente documento visa dar a conhecer os primeiros resultados do estudo da indústria têxtil em Portugal.
Analisa o peso deste sector na economia portuguesa, os empregos e as competências requeridas e desejáveis.
Pretende construir referenciais que façam uma opção preventiva e prospectiva do estudo dos empregos e das competências e produzir informação útil e oportuna no sentido de reorientar a oferta de formação, fornecendo aos actores sectoriais instrumentos e pistas para uma intervenção estratégica.
Assuntos: Indústria têxtil / Competências profissionais / Necessidades de formação / Ofertas de formação / Mercado de trabalho / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 08.09
Cota: 27211 MESICT 27211
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sousa, Cristina, co-aut. / Lameira, Sandra, co-aut.
Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar

Autor: CORVELO, Susana
Título: O sector da cerâmica em Portugal / Susana Corvelo, Teresa Gaspar, Vera Beleza ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: [48] p. ; 15x21 cm
Colecção: (Sínteses Sectoriais)
Sumário ou resumo: O presente documento visa dar a conhecer os primeiros resultados do estudo do Sector da Cerâmica em Portugal.
Analisa o peso deste sector na economia portuguesa, os empregos e as competências requeridas e desejáveis.
Pretende construir referenciais que façam uma opção preventiva e prospectiva do estudo dos empregos e das competências e produzir informação útil e oportuna no sentido de reorientar a oferta de formação, fornecendo aos actores sectoriais instrumentos e pistas para uma intervenção estratégica.
Assuntos: Indústria da cerâmica / Competências profissionais / Necessidades de formação / Ofertas de formação / Mercado da formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 08.10
Cota: 27210 MESICT 27210
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gaspar, Teresa, co-aut. / Beleza, Vera, co-aut.
Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar

Autor: GOMES, Jorge
Título: Contributos para uma cartografia das competências transversais : construção do real ou mito? / Jorge Gomes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: 14 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente documento caracteriza as noções de «Competência» e «Competência Transversal».
Identifica sete competências transversais que se interrelacionam: recolher, analisar e organizar informação; comunicar ideias e informação; planear e organizar actividades; resolução de problemas; usar técnicas e elementos matemáticos, usar tecnologia; e trabalhar com os outros e/ou em equipa.
Notas gerais: Projecto Evolução das Qualificações e Diagnóstico das Necessidades de Formação
Assuntos: Competências profissionais / Competências transferíveis / Qualificações profissionais / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 13.02.2
Cota: 27207 MESICT 27207
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar