CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED ISCTE" + "ED ISCTE$" Resultados de 46 a 50 sobre 61 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: SEMINARIO DE SOCIOLOGIA DO TRABALHO, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987
Título: A política social face às questões do emprego : que alternativas?
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: 191 p.
Sumário ou resumo: Jornadas, organizadas pela equipa docente do Seminario de Sociologia do Trabalho, que tiveram como objectivo principal o de trazer a debate os resultados de estudos sobre temas fundamentais na analise das realidades sociais do trabalho e nos problemas que a sociedade portuguesa defronta com o agravamento do nivel do desemprego
Notas gerais: Organizacao do seminario : Marinus Pires de Lima e Alan Stoleroff. - Patrocinio financeiro : ISCTE e IEFP
Assuntos: Política social / Política de trabalho / Emprego / Desemprego / Sindicalismo / Mudança tecnológica / Portugal
OCL: 02.02.1
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: STOLEROFF, Alan
Título: A politização do sindicalismo face ao mercado do trabalho
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: p. 6-17
In: SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA DO TRABALHO, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987 - A Política Social face às Questões do Emprego : Que Alternativas?
Sumário ou resumo: O autor faz uma abordagem sociológica de algumas questões relacionadas com o problema dos aspectos determinantes da politização, na orientação e na prática do sindicalismo em Portugal. Refere-se ao sindicalismo enquanto agente potencial do desenvolvimento económico e clarifica a distinção entre politização e partidarização dos sindicatos.
Assuntos: Sindicalismo / Política sindical / Aspectos políticos / Portugal
OCL: 13.06.3
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: FREIRE, João
Título: Entre um sindicalismo de oposição e um sindicalismo de controlo / João Freire
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: p. 18-25
In: Seminário de sociologia do trabalho, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987 - A política social face às questões do emprego : que alternativa?
Sumário ou resumo: Constitui um esboço de exame prospectivo sobre as tendências de evolução em curso de sindicalismo em Portugal. O autor aponta alguns dos factores mais importantes na localização do caminho que os sindicatos portugueses vão percorrer na próxima década, quando às condições de integração europeia tiverem ultrapassado as fases de transição e jogarem em pleno as forças da "zona CEE".
Assuntos: Sindicalismo / Relações de trabalho / Política sindical / Estratégia sindical / Portugal
OCL: 13.06.3
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: RODRIGUES, Maria João
Título: Os caminhos da flexibilização : uma perspectiva sobre a evolução do sistema de emprego
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: p. 26-43
In: SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA DO TRABALHO, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987 - A Politica Social Face as Questoes do Emprego : Que Alternativas?
Sumário ou resumo: Destaca-se a diversificação dos factores de flexibilização do emprego colocando o caso português no quadro mais geral da experiência europeia, e a amplitude das margens de manobra face à compatibilização da quantidade e qualidade do emprego. Apresenta um modelo de sistema de emprego que permite apoiar o mercado de trabalho aos níveis nacional e local, fáz o levantamento dos factores de flexibilidade e aponta as estratégias de flexibilização em jogo. Apesar dos perigos de derrapagem, parece poder desenhar-se uma estratégia que poderá compatibilizar modernização e desenvolvimento, cabendo ao movimento sindical a definição mais precisa dos contornos dessa mesma estratégia.
Assuntos: Sistemas de emprego / Mercado de trabalho / Flexibilidade do trabalho / Estrutura organizacional / Mudança tecnológica / Mobilidade da mão-de-obra
OCL: 13.01.3
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: FALCÃO, Maria Alice
Título: Relações de trabalho em Portugal : algumas reflexões / Maria Alice Falcão
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: p. 73
In: Seminário de sociologia do trabalho, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987 - A politica social face as questoes do emprego, que alternativas?
Sumário ou resumo: E focado o tema das relações de trabalho tendo presentes as seguintes ordens de considerações : relação entre o social e o economico, o funcionamento da administração do trabalho e as caracteristicas da sociedade portuguesa. A autora caracteriza, ainda, a contratação colectiva portuguesa referindo-se ao papel que as organizações dos trabalhadores e do patronato desempenham na evolução do quadro legal das relações de trabalho
Assuntos: Relações de trabalho / Negociação colectiva / Portugal
OCL: 13.06.5
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar