CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED ME. DEPGEF" + "ED ME. DEPGEF$" Resultados de 11 a 15 sobre 16 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Habilitações científicas dos docentes : adequadas ou não adequadas? / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1995
Descrição física: 331 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Esta obra é um primeiro trabalho de análise sobre a dequação das habilitações científicas dos docentes relativamente aos objectivos e programas das disciplinas que leccionam. Após uma reflexão sumária acerca desse tema, aborda-se a adequação ou não adequação dessas habilitações aos referidos objectivos e programas. Seguem-se uma abordagem da distribuição geográfica dos docentes com habilitações adequadas ou não, e uma breve análise do tipo de vínculo profissional/contratual que liga esses professores. Esta monografia é completada por referências bibliográficas e anexos; tanto o seu corpo principal como os anexos são ilustrados por quadros e gráficos sobre o assunto tratado.
ISBN: ISBN 972-614-273-3
Nº do Depósito Legal: PT|90112/95
Assuntos: Pessoal docente / Curriculum vitae / Contratos de trabalho / Dados estatísticos / Aspectos históricos / Habilitações / Recursos humanos / Portugal
CDU: 371.1
OCL: 06.06
Cota: 24342 MESICT 24342
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: As nossas crianças e a matemática : caracterização da participação dos alunos portugueses no Second International Assessment of Educational Progress / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1994
Descrição física: 156 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: Este trabalho apresenta os resultados da participação de Portugal "Second International Assessment of Educational Progress" (IAEP) na área da matemática.
O projecto teve como objectivo fundamental caracterizar os sistemas educativos e os envolvimentos culturais ao sucesso no domínio da matemática.
O projecto, que envolveu um total de vinte países, foi desenvolvido entre 1989 e 1992 e consistiu numa sondagem sobre o conhecimento, nesta área, das crianças de 9 e de 13 anos a frequentarem a escola, nos ensinos oficial e particular. Esta sondagem realizou-se no ano lectivo de 1990/1991 e abrangeu as escolas do Continente e das Regiões Autónomas.
ISBN: ISBN 972-614-260-1
Assuntos: Sistemas educativos / Desenvolvimento intelectual / Matemáticas / Aspectos culturais / Grupos etários / Crianças / Adolescentes / Avaliação dos conhecimentos / Questionários / Insucesso escolar / Projectos piloto / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: 23767 MESICT 23767
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Sistema educativo português : situação e tendências, 1991 / Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação ; elab. José Vilão
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1994
Descrição física: 151 p. ; 30 cm
Colecção: (Sistema educativo português, 0872-0479)
Sumário ou resumo: Esta publicação tem como objectivo principal contribuir para uma visão global do sistema educativo português. Além de transmitir uma imagem da dimensão do sistema, permite reconhecer muitas da suas tendências evolutivas e proporciona o conhecimento de inúmeros indicadores. Este volume reúne, entre 1983-92, informação essencial sobre escolas, alunos, corpo docente, acção social escolar, desporto escolar, ensino do português no estrangeiro, administração do sistema e afectação de recursos financeiros. É um trabalho abrangente, deixando espaços e motivos para análises sectoriais mais profundas, nomeadamente: acesso aos vários níveis de escolarização; insucesso e abandono escolares; evolução da situação do corpo docente e das condições de exercício de profissão; procura de cursos e as necessidades de perfis profissionais; crescimento do sistema e recursos financeiros que lhe são afectos.
Notas gerais: A versão inglesa foi para o CEDO e a versão francesa está na sala Cedefop
ISBN: ISBN 972-614-237-7
Assuntos: Sistemas educativos / Programa PRODEP / Necessidades de educação / Estabelecimentos de ensino / Financiamento / Insucesso escolar / Projecto MINERVA / Perfis profissionais / Ensino de línguas / Acção social / Desportos / Estudantes / Professores / Exercício da profissão / Estatísticas da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 23471
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Vilão, José, coord.



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Gestão flexível do tempo escolar / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1993
Descrição física: 51 p. ; 30 cm
Colecção: (Biblioteca de Apoio à Reforma do Sistema Educativo ; 37)
Sumário ou resumo: Tendo por base o trabalho de Aniko Husti "Le temps mobile" e adaptando-o às características particulares portuguesas, este estudo constitui uma reflexão sobre novas formas de gestão do tempo escolar, num contexto de reforma do ensino, e tendo em vista, entre outros aspectos a preparação do ser humano para a vida e a formação de recursos humanos.
ISBN: ISBN 972-614-266-0
Assuntos: Gestão do tempo / Reforma do ensino / Educação / Sistemas educativos / Desenvolvimento individual / Adaptabilidade / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: 22417 MESICT 22417
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: A mobilidade dos professores e o mercado de trabalho : informação estatística 1987/91 / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1993
Descrição física: 220 p. ; 29 cm
Colecção: (Recursos Humanos)
Assuntos: Pessoal docente / Mercado de trabalho / Licença sem vencimento / Cessação da relação de trabalho / Inserção profissional / Dados estatísticos / Portugal
OCL: 13.11
Cota: 22268 MESICT 22893
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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