Esta publicação tem como fim a análise dos benefícios, do ponto de vista do mercado de trabalho, relativos ao nível de formação e aos custos do investimento no sistema de ensino português. As taxas de rentabilidade privadas e sociais foram calculadas utilizando três métodos de análise de custo-benefício, para os diferentes níveis de formação. Esta análise compreende as diferentes regiões do país, o que nos permite descobrir as disparidades regionais no tocante à rentabilidade do investimento na educação.
O presente documento constitui o segundo volume da série "Análise Conjuntural - 1987/88" e reporta-se à caracterização dos alunos, tendo em consideração, designadamente, taxas de escolarização, pirâmides etárias, distribuições etárias e indicadores de rendimento escolar. A Análise ao nível da educação não formal recai fundamentalmente sobre a educação de adultos e formação profissional, abordando-se também as formas de apoio social levado a efeito pelo IASE.
Listagem codificada dos estabelecimentos de ensino das diferentes regiões distribuídos por concelho. Em cada um destes grupos, os estabelecimentos são agrupados por níveis de ensino.
O objectivo fundamental deste trabalho visa estabelecer uma relação empírica entre nível educativo e produtividade. Nesta óptica, seleccionaram-se algumas variáveis económicas necessárias à investigação prosseguida. Em todos os sectores da actividade económica se verificou um estreito relacionamento entre níveis educativos e produtividade.
Quem eram os jovens que frequentaram o 9º ano de escolaridade e saíram do sistema de ensino em 1984/85? Com que nível de reprovações? Porque abandonaram a escola? Frequentaram a formação profissional? Qual a utilidade da escola e/ou da formação profissional no emprego actual? Quanto tempo levaram para encontrar o primeiro emprego? Que obstáculos surgiram aquando da obtenção de emprego? Em que tipo de empresas trabalharam? Estas foram algumas das questões a que se tentou responder, a partir de dados recolhidos por inquérito postal, analisados e publicados neste trabalho.