CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED ME. GEP" + "ED ME. GEP$" Resultados de 36 a 40 sobre 51 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Acções comunitárias em educação e formação : guia para Portugal / Gabinete de Estudos e Planeamento, Gabinete Coordenador das Acções Comunitárias em Matéria Educativa [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1991
Descrição física: 1 dossier, pag. var.
Sumário ou resumo: Neste dossier, que constitui uma valiosa fonte de informação para os estudiosos desta matéria, faz-se a abordagem do contexto comunitário em que se insere a educação e formação nos Estados-membros, faz-se a inserção das políticas de educação e formação em Portugal no contexto comunitário e faz-se a apresentação dos programas, centros, redes, comités e grupos em matéria de educação e formação, e do Centro Universitário Europeu.
ISBN: ISBN 972-614-185-0
Assuntos: Política de educação / Política de formação / Comunidade Europeia / Instituições comunitárias / Programas comunitários / Fundos estruturais / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21856 MESICT 21856
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Ministério da Educação. Gabinete Coordenador das Acções Comunitárias em Matéria Educativa



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Abandono escolar / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação ; elab. Élia Pereira de Almeida, Maria Odete Santos
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1990
Descrição física: 113 p. ; 30 cm
Colecção: (Série B - Dinâmica do sistema educativo)
Sumário ou resumo: Conhecer e compreender o problema do abandono de estudos, são aspectos essenciais para se poder estabelecer uma estratégia, quer de prevenção de futuros abandonos, quer de intervenção junto dos que abandonaram a escola antes de tempo. Quantos são os alunos que deixam o sistema escolar obrigatório? É indispensável a resposta fornecida pelos dados estatísticos relativos a cada nível escolar. Mas também convém saber quem sai da escola. Só a identificação das suas características e das razões subjacentes à sua decisão permitiral esboçar um plano de acção.
ISBN: ISBN 972-614-137-0
Assuntos: Abandono dos estudos / Oportunidades de emprego / Escolaridade obrigatória / Dados estatísticos / Juventude / Estudo de caso / Portugal / Estudantes / Professores / Questionários / Bibliografias / Investigação social
OCL: 06.06
Cota: 21883 MESICT 21883
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Almeida, Élia Pereira de, elab. / Santos, Maria Odete, elab.



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: LINSSE : modelo de simulação do sistema educativo / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação ; elab. Maria Emília São Pedro
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 101 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O sistema educativo, como qualquer outro em mudança permanente, exige a elaboração de metodologias de análise e de criação de modelos, que permitirão uma tomada de decisões coerente. O modelo LINSSE, apresentado neste trabalho, trata das variáveis endógenas do sistema educativo - alunos, docentes e salas de aula. Concebido para pôr em prática estudos prospectivos, este modelo está apto a apresentar simulações coerentes exigidas pelas necessidades de planeamento e de tomada de decisões, sempre que for necessário experimentar novas medidas.
ISBN: ISBN 972-614-206-7
Assuntos: Sistemas educativos / Modelos / Planeamento da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21901 MESICT 21901
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Relato das actividades desenvolvidas e dos resultados alcançados : triénio 1989-1991 / Gabinete de Estudos e Planeamento [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 206 p. ; 30 cm
Colecção: (Temas Interdisciplinares)
Sumário ou resumo: Neste relatório são descritas as actividades desenvolvidas pelo GEP no triénio 1989-1991 enquadradas no contexto nacional e internacional e relacionando-as com os objectivos a atingir e os meios disponíveis. Com base nestes pressupostos, apresenta-se esquematicamente uma estrutura com os objectivos e metas. A cada uma das metas corresponde um ou mais projectos ou actividades, apresentando-se em seguida um relatório sucinto referindo objectivos, resultados obtidos, equipa de trabalho e colaboradores.
Assuntos: Educação / Política de educação / Relatórios de actividade / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21946 MESICT 21946
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento
Título: Taxas de ocupação das escolas : ensino básico, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, 1991-1992 : caracterização sintética do estado de ocupação do parque escolar / Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 153 p. ; 30 cm
Colecção: (Rede escolar e recursos físicos)
Sumário ou resumo: A presente publicação actualiza a descrição do estado de ocupação das instalações escolares em relação aos valores apresentados no documento publicado em Julho de 1990, relativo ao ano lectivo de 88/89. A informação é apresentada através de quadros organizados por distritos e concelhos, distinguindo as escolas de acordo com a tipologia. Os dados globais são analisados em gráficos e mapas, estabelecendo-se algumas comparações com os dados relativos aos anos lectivos anteriormente estudados: 87/88 e 88/89. Continua-se a constatar uma situação global de sobreocupação das escolas determinada pela situação verificada no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Daí manter-se o interesse na utilização de indicadores deste tipo, particularmente úteis para o planeamento e gestão da rede escolar e para as análises conjunturais sobre o funcionamento do sistema educativo.
ISBN: ISBN 972-614-207-5
Assuntos: Equipamento pedagógico / Análise estatística
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21948 MESICT 21948
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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