Na primeira parte deste estudo são apresentados dados globais sobre a frequência do ensino Técnico-Profissional e das Escolas Profissionais (nível 3) ; na segunda, procede-se a uma análise desagregada por NUT III e na terceira apresentam-se as frequências segundo as áreas de formação e os concelhos abrangidos em cada região.
Este folheto fala-nos de três níveis de cursos de formação e das respectivas modalidades a observar, com o objectivo de prepararem, qualitativamente, os formandos para o bom exercício das suas funções, nas diversas áreas de actividade.
Este pequeno folheto diz-nos da possível correspondência de níveis de qualificação profissional com os níveis de escolaridade mais afins, bastando para tal que essa interligação se processe de acordo com critérios de progressao por níveis.
Este folheto fala-nos das disciplinas constitutivas das três áreas de formação : sócio-cultural, científica, técnica-tecnológica e técnica-prática. Refere, também, o plano de estudos e a consequente elaboração de programas, visando uma preparação sólida sob o ponto de vista sócio-cultural e científico.
Pretende-se, neste trabalho, estabelecer as semelhancas e as diferencas entre o ensino tecnico-profissional, as escolas profissionais e os sistemas de aprendizagem.