CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento" + "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento$" Resultados de 51 a 55 sobre 83 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

MODALIDADES DA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
Título: Modalidades da formação técnica e profissional
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1993
Descrição física: 3 p. ; 30 cm
Colecção: (Cadernos, 0872-4822 ; 1)
Sumário ou resumo: Este panfleto dá a conhecer de maneira sucinta, como se enquadra a formação técnica e profissional nas 3 modalidades identificáveis na Lei de Bases do Sistema Educativo, a saber: modalidade normal de educação escolar, modalidade especial de educação escolar e modalidade de educação extra-escolar.
ISBN: ISBN 972-9386-30-7
Assuntos: Formação técnica / Formação profissional / Educação / Reforma do ensino / Tipos de formação / Formação inicial / Formação profissional contínua / Formação alternada / Qualificações profissionais / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 19602 MESICT 22270
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Soares, Lino Moura



Marcar

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Título: As novas tecnologias de informação no 1º Ciclo do Ensino Básico / Margarida Belchior... [et al.]
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1993
Descrição física: 129 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Neste documento são compiladas uma série de experiências de utilização do computador na sala de aula, no 1º Ciclo do Ensino Básico, usando um sistema de gestão de base de dados, um processador de texto e ainda a Linguagem LOGO. Estas sugestões poderão vir a ser um apoio importante para o desenvolvimento de actividades semelhantes na generalidade das escolas deste nível de ensino.
ISBN: ISBN 972-614-221-0
Assuntos: Tecnologia da informação / Sistemas educativos / Material didáctico / Programa de estudos / Ensino básico
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22163 MESICT 22163
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Belchior, Margarida



Marcar

Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Núcleo de Apoio à Concretização da Estrutura Modular
Título: Estrutura modular nas escolas profissionais : quadro de inteligibilidade / Núcleo de Apoio à Concretização da Estrutura Modular [do] Ministério da Educação
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1992
Descrição física: 39 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Neste trabalho faz-se uma abordagem ao quadro conceptual de uma estrutura modular que se julga compatível com o sucesso do projecto educativo das Escolas Profissionais considerado em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional. Assim, após uma reflexão mais teórica sobre o que é a estrutura modular, desenvolvem-se sucessivamente os princípios psicopedagógicos estruturantes dessa proposta, as práticas pedagógicas e ainda uma reflexão sobre a progressão e a avaliação dos alunos à luz da referida estrutura modular. Finalmente, numa breve referência à conceptualização do currículo modular das EP's, propõem-se linhas orientadoras de acções a desenvolver que possibilitem concretizações do quadro ideal no contexto de cada escola.
ISBN: ISBN 972-9386-26-9
Assuntos: Ensino profissional / Formação modular / Administração da educação / Material didáctico / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 21383 MESICT 22126
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FONSECA, António Manuel da
Título: Um sabor diferente : uma avaliação das escolas profissionais / António Manuel da Fonseca
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1993
Descrição física: 81 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Este trabalho de avaliação do projecto das Escolas Profissionais sobre aspectos referentes quer à própria realidade da EP's, quer à instituição escolar e cursos frequentados, quer ainda ao processo de funcionamento da experiência de formação em que se encontram envolvidos. Esta recolha de informação junto dos alunos visa, assim, permitir ao GETAP identificar aspectos resultantes da evolução das EP's merecedores de aperfeiçoamento e, de um modo geral, recolher elementos úteis à orientação deste projecto.
ISBN: ISBN 972-9386-19-6
Assuntos: Ensino profissional / Avaliação de projectos / Experiência de formação / Sistemas educativos / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22133 MESICT 22133
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

A INTEGRAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM LOGO NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO ESPECIAL
Título: A integração e utilização da Linguagem LOGO no ensino básico e no ensino especial : proposta de actividades / Joana Maria Fernandes... [et al.]
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1993
Descrição física: 113 p. ; 30 cm
Colecção: (Tecnologia)
Sumário ou resumo: Este documento contém uma proposta de actividades que visa a integração e utilização da Linguagem LOGO no Ensino Pré-Primário, no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Especial. Tal proposta assenta num trabalho de investigação-accção fundamentado em termos científicos e pedagógicos. Poderá servir de apoio à formação de professores, quer como base de reflexão, quer como fonte de inspiração.
ISBN: ISBN 972-614-215-6
Assuntos: Tecnologia da informação / Sistemas educativos / Material didáctico / Formação de professores / Ensino básico / Educação especial / Trabalho em equipa
OCL: 06.01
Cota: 22130 MESICT 22130
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Fernandes, Joana Maria



Marcar