CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento" + "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento$" Resultados de 56 a 60 sobre 83 encontrados.
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Autor: PALMA, J. Borges
Título: Sistemas educativos : unidade e diversidade / J. Borges Palma
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1993
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
Sumário ou resumo: A partir de uma abordagem da noção de educação, é proposta uma primeira reflexão sobre a complexidade e diversidade das situações educativas e os traços comuns existentes entre elas. Em seguida, com a introdução da noção de sistema, são identificados e definidos os elementos básicos que compõem qualquer sistema educativo. Por sua vez, o estudo sobre o modo como esses elementos e as diferentes partes de um sistema educativo interagem e se relacionam entre si permite chamar a atenção para as principais diferenças observadas entre diversos tipos de organização. Finalmente, são abordadas algumas questões teóricas e metodológicas relacionadas com a comparação em matéria de educação.
ISBN: ISBN 972-614-191-5
Assuntos: Sistemas educativos / Educação / Ensino / Pedagogia / Educação informal / Educação não formal / Formação de professores
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22093 MESICT 22093
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CONFERÊNCIA NACIONAL NOVOS RUMOS PARA O ENSINO TECNOLÓGICO E PROFISSIONAL, 1, Porto, 20 a 23 de Fevereiro 1991
Título: Novos rumos para o ensino tecnológico e profissional : actas da conferência nacional
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1991
Descrição física: 2 vol. (1124 p.) ; 30 cm
Sumário ou resumo: Reflexão de escolas, professores, sociólogos e investigadores da área da educação sobre o Ensino Tecnológico Profissional em Portugal.
ISBN: ISBN 972-9386-16-1
Assuntos: Política de formação / Escolas profissionais / Ensino profissional / Reforma do ensino / Política governamental / Inovações / Sistemas educativos / Qualificações profissionais / Formação de formadores / Formação-emprego / Inserção profissional / Desenvolvimento regional / Orientação profissional / Equivalência de diplomas / Seminários / Portugal / Países CE
OCL: 06.02
Cota: 20666-1 MESICT 21410
20666-2 MESICT 21410
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SANCHES, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro
Título: Cultura organizacional : um paradigma de análise da realidade escolar / Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro Sanches
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1992
Descrição física: 98 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos sistemas educativos)
Sumário ou resumo: A primeira parte desta obra começa com a análise do conceito de organização e descrição das suas componentes estruturais. Seguidamente, caracteriza-se a organização nas suas dimensões formal, informal e interactiva. Na segunda parte, discute-se a centralidade, poder descritivo e explicativo do conceito de cultura organizacional como paradigma de análise e investigação da comunidade escolar, em toda a complexa realidade social que lhe é inerente. Caracterizam-se as componentes da cultura organizacional e, finalmente, com base em estudos realizados neste domínio, descrevem-se algumas tipologias de culturas organizacionais, as quais constituem a terceira parte.
ISBN: ISBN 972-614-188-5
Assuntos: Sistemas educativos / Cultura organizacional / Gestão / Formação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21804 MESICT 21804
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SEMINÁRIO SOBRE A CARTA ESCOLAR PARA A REGIÃO ALENTEJO, Évora, Maio 1991
Título: Carta escolar da região Alentejo / Seminário ; promovido e realizado por Gabinete de Estudos e Planeamento, Comissão de Coordenação da Região Alentejo, Direcção Regional de Educação do Sul
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1992
Descrição física: 529 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O Seminário sobre Carta Escolar para a Região do Alentejo, foi orientado para a discussão de alguns problemas importantes que afectam a Região do Alentejo - dispersão das escolas do 1º ciclo, baixa frequência escolar determinada em grande parte por um povoamento rarefeito, necessidade de reorganização e redimensionamento da rede escolar com vista aos nove anos de escolaridade obrigatória, aplicação de metodologias específicas ao planeamento regional e possibilidades de financiamento que viabilizem soluções adequadas. Esta publicação tem por objectivo divulgar as comunicações apresentadas neste Seminário, bem como os estudos metodológicos, de diagnóstico e de análise prospectiva elaborados com base nas condições concretas da Rede Escolar desta Região.
ISBN: ISBN 972-614-203-2
Assuntos: Estabelecimentos de ensino / Distribuição geográfica / Alentejo / Ensino obrigatório / Estatísticas da educação / Gráficos / Programas comunitários / Financiamento / Relatórios de reunião / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21841 MESICT 21841
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Portugal. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, org / Portugal. Comissão de Coordenação da Região Alentejo, org. / Portugal. Direcção Regional de Educação do Sul, org.



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Autor: FERNANDES, Graça
Título: Desenvolvimento curricular / Graça Fernandes, Isabel Alçada, M. Tavares
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1992
Descrição física: 179 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: Esta obra foi concebida e organizada para um vasto conjunto de trabalhadores do ensino. As questões da teoria e do desenvolvimento curriculares são nela encaradas mais do ponto de vista da problematização do que da exposição de uma doutrina. Apresentam-se nela documentos de apoio e exercícios de aplicação. Este módulo pretende ser uma iniciação aos problemas levantados pelo currículo, designadamente os seus tipos de organização mais comuns e os factores sociais, políticos, económicos e institucionais que intervêm na sua formulação. Finalmente, recorrendo a um dos modelos sistémicos possíveis, descreve-se brevemente uma sequência de operações que levam à construção, implantação e avaliação de um currículo.
ISBN: ISBN 972-614-195-8
Assuntos: Educação / Programa de estudos / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21947 MESICT 21947
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Alçada, Isabel / Emídio, M. Tavares



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