CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento" + "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento$"
Este programa destina-se a facilitar aos alunos (futuros técnicos intermédios) o acesso a uma cultura profissional. São abordadas três áreas temáticas - A Pessoa, A Sociedade e O Mundo -, por sua vez subdivididas em várias unidades temáticas, com o objectivo de criar atitudes e capacidades que garantam o sucesso individual e social dos jovens envolvidos. Do diálogo professor-aluno surgirá a descoberta da melhor forma de averiguar e medir o progresso da aprendizagem.
Com esta análise em que se faz a caracterização das Escolas Profissionais (EP) e se focam aspectos relativos aos promotores, ao recrutamento e formação de professores e ao financiamento, pretende-se apresentar certas contribuições para a abordagem, duma maneira quantitativa, da evolução deste dispositivo de formação inicial de jovens ao longo dos 3 anos de implantação das EP (89/90, 90/91, 91/92).
Descreve sucintamente como surgiu o ensino técnico profissional e quais as suas componentes de formação. De acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo, a Educação Tecnológica no Ensino Secundário insere-se em cursos cuja prioridade é dada à formação científica e de carácter mais geral (prosseguimento dos estudos) ou em cursos predominantemente orientados para a vida activa ou cursos tecnológicos. Presentemente está em curso a reforma do Ensino Secundário, que terá efeitos também na Educação Tecnológica e cujas metas são aqui enunciadas.
Descreve-se o projecto relativo às Escolas Profissionais em Portugal no que respeita ao modelo de estruturação em módulos de formação e aos princípios que a regem. Acrescenta considerações sobre as funções de várias entidades intervenientes, escolas, empregadores, associações empresariais e sindicais por um lado, e Estado por outro. Conclui referindo as implicações na formação contínua dos formadores.
Notas gerais:
Resumo da comunicação proferida na 7ª Reunião Consultiva do CODIESEE, realizada em Bucareste de 1 a 5 de Junho 1992
Este estudo apresenta os diferentes modelos e exemplos de prática de avaliação e auto-avaliação do desempenho das escolas. Dá uma visão global das preocupações com as políticas de qualidade e avaliação e exemplifica como é que as escolas podem pôr em prática diferentes procedimentos de auto-avaliação para orientar e prosseguir melhor o seu desenvolvimento numa descentralização e maior autonomia.