CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento" + "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento$" Resultados de 61 a 65 sobre 83 encontrados.
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ÁREA DE INTEGRAÇÃO
Título: Área de integração : programa / Amélia L. Valente Correia... [et al.]
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1991
Descrição física: 98 f. ; 31 cm
Sumário ou resumo: Este programa destina-se a facilitar aos alunos (futuros técnicos intermédios) o acesso a uma cultura profissional. São abordadas três áreas temáticas - A Pessoa, A Sociedade e O Mundo -, por sua vez subdivididas em várias unidades temáticas, com o objectivo de criar atitudes e capacidades que garantam o sucesso individual e social dos jovens envolvidos. Do diálogo professor-aluno surgirá a descoberta da melhor forma de averiguar e medir o progresso da aprendizagem.
Notas gerais: Uma pasta com folhas soltas
Assuntos: Programas de formação / Métodos pedagógicos / Formação-emprego / Formandos / Inserção profissional / Educação informal / Formação profissional contínua / Avaliação da formação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21384 MESICT 21384
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Correia, Amélia L. Valente



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Autor: MARQUES, Margarida
Título: Le partenariat école-entreprise en Europe : le partenariat socio-educatif paradigme des écoles professionnelles / Margarida Marques
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1992
Descrição física: 10, [2] f. ; 34 cm
Sumário ou resumo: Com esta análise em que se faz a caracterização das Escolas Profissionais (EP) e se focam aspectos relativos aos promotores, ao recrutamento e formação de professores e ao financiamento, pretende-se apresentar certas contribuições para a abordagem, duma maneira quantitativa, da evolução deste dispositivo de formação inicial de jovens ao longo dos 3 anos de implantação das EP (89/90, 90/91, 91/92).
Assuntos: Escolas profissionais / Política de formação / Sistemas educativos / Relação escola-empresa / Formação modular / Formação de professores / Formação profissional contínua / Financiamento da formação / Programas comunitários / Formação profissional / Desenvolvimento regional / Parceria / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21619 MESICT 21619
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional
Título: Educação tecnológica no ensino secundário regular em Portugal / Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional [do] Ministério da Educação
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional
Descrição física: 6, [5] f. ; 34 cm
Sumário ou resumo: Descreve sucintamente como surgiu o ensino técnico profissional e quais as suas componentes de formação. De acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo, a Educação Tecnológica no Ensino Secundário insere-se em cursos cuja prioridade é dada à formação científica e de carácter mais geral (prosseguimento dos estudos) ou em cursos predominantemente orientados para a vida activa ou cursos tecnológicos. Presentemente está em curso a reforma do Ensino Secundário, que terá efeitos também na Educação Tecnológica e cujas metas são aqui enunciadas.
Assuntos: Reforma do ensino / Formação técnica / Ensino profissional / Perfis dos formadores / Política de formação
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21620 MESICT 21620
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ORVALHO, Luísa
Título: O projecto educativo das Escolas Profissionais em Portugal : um modelo flexível de organizar a formação profissional, um processo de desenvolvimento curricular inovador / Luísa Orvalho
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1992
Descrição física: [4] f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Descreve-se o projecto relativo às Escolas Profissionais em Portugal no que respeita ao modelo de estruturação em módulos de formação e aos princípios que a regem. Acrescenta considerações sobre as funções de várias entidades intervenientes, escolas, empregadores, associações empresariais e sindicais por um lado, e Estado por outro. Conclui referindo as implicações na formação contínua dos formadores.
Notas gerais: Resumo da comunicação proferida na 7ª Reunião Consultiva do CODIESEE, realizada em Bucareste de 1 a 5 de Junho 1992
Assuntos: Escolas profissionais / Programa de estudos / Formação profissional / Formação modular / Parceria / Desenvolvimento regional / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21621 MESICT 21621
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: CLÍMACO, Maria do Carmo
Título: Monitorização e práticas de avaliação das escolas / Maria do Carmo Clímaco
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1992
Descrição física: 121 p. ; 23 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
Sumário ou resumo: Este estudo apresenta os diferentes modelos e exemplos de prática de avaliação e auto-avaliação do desempenho das escolas. Dá uma visão global das preocupações com as políticas de qualidade e avaliação e exemplifica como é que as escolas podem pôr em prática diferentes procedimentos de auto-avaliação para orientar e prosseguir melhor o seu desenvolvimento numa descentralização e maior autonomia.
ISBN: ISBN 972-614-188-5
Assuntos: Sistemas educativos / Avaliação do desempenho / Qualidade da educação / Formação de formadores / Política de educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21631 MESICT 21631
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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