CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento" + "ED Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento$" Resultados de 66 a 70 sobre 83 encontrados.
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Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional
Título: Estrutura modular nas escolas profissionais : quadro de inteligibilidade / Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional [do] Ministério da Educação
Publicação: Porto : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1991
Descrição física: IV, 30 f. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Neste trabalho faz-se uma abordagem ao quadro conceptual de uma estrutura modular em que se considera compatível com o sucesso do projecto educativo das Escolas Profissionais considerado em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional. Assim após uma reflexão mais teórica sobre o que é a estrutura modular, desenvolve-se sucessivamente os princípios psicopedagógicos estruturantes dessa proposta, as práticas pedagógicas e ainda uma reflexão sobre a progressão e a avaliação dos alunos à luz da referida E. M.. Finalmente, numa breve referência à conceptualização do currículo modular das EP's, propõem-se linhas orientadoras de acções a desenvolver que possibilitem concretizações do quadro ideal no contexto de cada escola.
Assuntos: Escolas profissionais / Programa de estudos / Formação modular / Avaliação do nível da formação / Formação-emprego / Métodos pedagógicos / Política de educação / Formação técnica
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21383 MESICT 21383
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: ORVALHO, Luisa
Título: O desafio das novas tecnologias de informação na educação / Luísa Orvalho
Publicação: [Porto] : Ministério da Educação. Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, 1992
Descrição física: 15 f.
Notas gerais: Comunicação apresentada no encontro "Leiria - Novas Tecnologias da Informação na Educação", Leiria, 14 Fev. 1992
Assuntos: Tecnologia da informação / Aspectos educativos / Fontes de informação / Ensino assistido por computador / Novas formas de formação / Formação profissional / Telecomunicações / Sistemas educativos / Equipamento pedagógico
OCL: 19.01.1
Cota: 21432 MESICT 21432
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: TAVARES, L. Valadares
Título: Desenvolvimento dos sistemas educativos : modelos e perspectivas / L. Valadares Tavares
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1991
Descrição física: 169 p. ; 23 cm
Colecção: (Série : Desenvolvimento de sistemas educativos)
Sumário ou resumo: Estudo do desenvolvimento dos sistemas educativos como sistemas e como processos. Depois de se apresentarem as características das principais formas de organização e intervenção dos sistemas educativos, analisam-se, em pormenor, os modelos suscetíveis de serem utilizados como suporte dos processos de representação e de decisão, no contexto da planificação da gestão e da avaliação. Estes modelos aplicam-se ao estudo dos recursos dos sistemas educativos (humanos, físicos, e tecnológicos) e também ao estudo das suas relações com a sociedade. No último capítulo estuda-se o caso do sistema educativo português, presentando-o nas suas principais linhas de evolução.
ISBN: ISBN 972-614-167-2
Assuntos: Sistemas educativos / Política de desenvolvimento / Planeamento da educação / Integração social / Gestão / Modelos / Estudo de caso
OCL: 06.01
Cota: 21152 MESICT 21152
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: UNESCO. Divisão das Políticas e do Planeamento da Educação
Título: Educação, formação e emprego : planeamento e administração da educação e equipamentos educativos : modulos de formação / Divisão das Políticas e do Planeamento da Educação [da] Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1989
Descrição física: 1 vol., pag. var.
Sumário ou resumo: Estudo com 5 módulos iniciado em 1980 e relacionado com a elaboração de documentos destinados à formação no campo do planeamento e administração da educação e dos equipamentos educativos. Passou por várias fases de ensino e de testagem em cursos de formação organizadas aos níveis regional e nacional com a cooperação dos vários departamentos regionais da UNESCO. Em Portugal o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação empreendeu a tradução/adaptação de alguns destes documentos julgados mais adequados à situação nacional e que constituem a obra em análise.
Notas gerais: Adaptacao para a lingua portuguesa por : Margarida Marques e Porfirio Silva
Assuntos: Inserção profissional / Formação de jovens / Formação-emprego / Previsões / Inquéritos / Formação modular / Mão-de-obra / UNESCO / Portugal
OCL: 13.01.2
Cota: 20761 MESICT 20761
Tipo de documento: Texto impresso



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Autor: CURADO, Ana Paula
Título: Caracterização das actividades de formação contínua dos docentes do ensino não-superior, 1987-88
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1990
Descrição física: 144 p.
Colecção: (GEP Educação. Serie B : Dinâmica do Sistema Educativo)
Sumário ou resumo: Este trabalho constitui a primeira parte dum estudo mais geral visando proceder a um levantamento das actividades de formação contínua dos docentes de ensino não superior em 1987/88. Nele pretendeu-se caracterizar a oferta institucionalizada da formação contínua realizada pelos Serviços do Ministério da Educação e pelas Instituições de Ensino Superior com responsabilidades no campo de apoio à formação de professores, tendo em vista detectar os critérios de planificação das actividades de formação, as principais características - objectivos e áreas de formação, públicos-alvo, metodologias, duração média das acções -, a política de formação de formadores e os custos e formas de financiamento das actividades desenvolvidas. (autor)
Assuntos: Formação de professores / Sistemas educativos / Formação de formadores / Inquéritos / Dados estatísticos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20555 MESICT 20555
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : ALMEIDA, Joana



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