CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Porto Editora" + "ED Porto Editora$" Resultados de 46 a 50 sobre 67 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

FORMAÇÃO E SITUAÇÕES DE TRABALHO
Título: Formação e situações de trabalho / Rui Canário... [et al.]
Publicação: Porto : Porto Editora, 1997
Descrição física: 101 p. ; 25 cm
Sumário ou resumo: Esta monografia é constituída por três blocos de textos: no primeiro, apresentam-se algumas contribuições teóricas sobre questões como a relação entre os modos de formação e os modos de organização do trabalho e, o papel da formação e do trabalho na produção das identidades profissionais.
O segundo bloco aborda a dimensão organizacional da formação em contexto escolar. Refere-se "a interdependência entre a evolução dos princípios e modelos de formação contínua de adultos e as teorias das organizações e da administração". A relação entre a produção de inovações nos estabelecimentos de ensino e as dimensões colectivas e institucionais de aprendizagem, constitui uma das temáticas tratadas. Defende-se a necessidade de transformar os estabelecimentos de ensino em organizações capazes de aprender, como condição necessária para que os professores possam ser agentes de mudança.
O último bloco trata a relação entre as situações de formação e as situações de trabalho, no quadro dos profissionais e das organizações de saúde. É apresentado um dispositivo de formação em exercício, centrado no problema da relação entre a formação e o exercício do trabalho, que contribuiu para a compreensão dos processos de construção identitária dos enfermeiros. É focada a articulação entre a formação e o trabalho ao nível da formação inicial de enfermeiros.É apresentada uma experiência de estágio que questiona a articulação das vertentes formativas que envolvem professores, os estagiários e os profissionais do serviço.
ISBN: ISBN 972-0-34125-4
Nº do Depósito Legal: PT|115448/97
Assuntos: Formação profissional contínua / Educação de adultos / Formação inicial / Saúde / Organização do trabalho / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.09
Cota: 26159 MESICT 26159
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Canário, Rui, co-aut.



Marcar

PERCURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Título: Percursos de formação e desenvolvimento profissional / org. Idália Sá-Chaves
Publicação: Porto : Porto Editora, 1997
Descrição física: 160 p. ; 25 cm
Colecção: (CIDINE ; 3)
Sumário ou resumo: Esta monografia, embora esteja centrada preferencialmente na formação profissional de professores, aborda muitos outros aspectos directa ou indirectamente relacionados com a formação profissional, tais como: referências a estudos sobre o papel do educador no desenvolvimento formativo de crianças em situação de creche, a activação dos processos de transição ecológica entre ser aluno e ser professor; a capacidade auto e heteroformativa dos professores em formação contínua e sobre a relação entre a autonomia pessoal que resulta do desenvolvimento da maturidade e a competência e o desempenho profissional. Este documento reúne, ainda, textos sobre modelos de formação de adultos e textos relacionados com o aspecto pessoal da construção do conhecimento científico e pedagógico pelos professores e educadores. O livro termina com uma análise de base psicanalítica, em que se discute a presença do inconsciente na relação de formação e as suas implicações relativamente ao poder e à ética presentes nos contextos de formação de professores.
ISBN: ISBN 972-0-34723-6
Assuntos: Formação de professores / Educadores de infância / Formação profissional contínua / Educação de adultos / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.06
Cota: 26127 MESICT 26127
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sá-Chaves, Idália, org.



Marcar

Autor: BOGDAN, Robert
Título: Investigação qualitativa em educação : uma introdução à teoria e aos métodos / Robert Bogdan, Sari Biklen ; trad. Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista
Publicação: Porto : Porto Editora, 1994
Descrição física: 335 p. ; 25 cm
Colecção: (Ciências da Educação ; 12)
ISBN: ISBN 972-0-34112-2
Nº do Depósito Legal: PT|81147/94
Assuntos: Educação / Investigação / Teoria da educação / Metodologia / Aspectos históricos / Aspectos sociológicos
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 25142 MESICT 25142
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Biklen, Sari, co-aut.
Alvarez, Maria João, trad. / Santos, Sara Bahia dos, trad. / Baptista, Telmo Mourinho, trad.



Marcar

Autor: ROMAINVILLE, Marc
Título: Métodos para aprender / Marc Romainville, Concetta Gentile ; trad. Paulo Pais
Publicação: Porto : Porto Editora, 1995
Descrição física: 144 p. ; 25 cm
Colecção: (Saber Aprender ; 7)
ISBN: ISBN 972-0-34067-3
Nº do Depósito Legal: PT|93273/95
Assuntos: Ensino / Métodos pedagógicos / Estratégia da aprendizagem
CDU: 37.02
OCL: 06.08
Cota: 25143 MESICT 25143
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gentile, Cncetta, co-aut.
Pais, Paulo, trad.



Marcar

Autor: FERREIRA, Fernando Ilídio
Título: Formação contínua e unidade do ensino básico : o papel dos professores, das escolas e dos Centros de Formação / Fernando Ilídio Ferreira
Publicação: Porto : Porto Editora, 1994
Descrição física: 175 p. ; 20 cm
Colecção: (Educação Básica ; 4)
Sumário ou resumo: Este estudo tem por objectivo os centros de formação das associações de escolas e as suas práticas no âmbito da formação contínua de professores. O estudo foi realizado através da análise de planos de actividades, dos projectos de formação e das perspectivas dos directores e membros das comissões pedagógicas de 17 centros de formação dos Distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Realizado numa fase de estruturação destes centros, o estudo já revela concepções e práticas diferenciadas de formação contínua dos professores.
ISBN: ISBN 972-0-34304-4
Nº do Depósito Legal: PT|81158/94
Assuntos: Professores / Formação de professores / Formação profissional contínua / Ensino básico / Ensino secundário / Centros de formação
CDU: 371.13
OCL: 06.06
Cota: 25138 MESICT 25138
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar