Este título reúne um conjunto de estudos que reflectem alguns dos principais marcos do percurso do seu autor na investigação. Obra de cariz filosófico, nela inscrevem-se conceitos como os de utopia, de projecto e de natureza, ou problemáticas como as de educabilidade de direitos humanos e de interculturalidade, que constituem pontos críticos da reflexão pedagógica contemporânea.
O capítulo I da presente obra aborda a problemática geral da análise de necessidades, enquanto campo de investigação educacional, e tenta pôr em evidência o lugar ocupado por essa análise no âmbito das actividades de formação.
O capítulo II ocupa-se da formação de professores, suas especialidades e problemas, discute o conceito de formação contínua destes profissionais, refere a tentativa de construção de paradigmas neste domínio e aprofunda a problemática da análise de necessidades no quadro específico da formação contínua.
O capítulo III aborda um estudo sobre professores do ensino secundário aguardando a profissionalização em serviço.
O capítulo II evidencia necessidades de formação contínua de professores profissionalizados do 2º ciclo de Ensino Básico.
Este guia destina-se a estudantes que pretendem seguir cursos superiores de nível universitário e politécnico, públicos e privados. Contém informação sobre: designação dos cursos, tipo de escolas, localidade, grau de formação académica, condições de acesso, etc.