CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU ABREU, Maria do Carmo" + "AU ABREU, Maria do Carmo$" Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: ABREU, Maria do Carmo
Título: Financiamento da formação profissional : QCA 1994-1999 / Maria do Carmo Abreu
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 11 (Maio-Junho-Julho 1994), p. 6-13
Sumário ou resumo: O Quadro Comunitário de Apoio (QCA) 1994-99 consagra as quatro prioridades estratégicas identificadas no plano de desenvolvimento regional - qualificação dos recursos humanos e promoção do emprego; reforço dos factores de competitividade da economia, promoção da qualidade de vida e da coesão social; fortalecimento da base económica regional. É dado maior realce à prioridade e (valorização dos recursos humanos), cujos 5 programas operacionais são enunciados e sumariamente descritos. A gestão das medidas FSE do QCA incumbe a entidades gestoras, entre as quais o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). As diligências e as condições de formalização das candidaturas de entidades promotoras são abordadas no fim deste artigo, que contém ainda vários quadros.
Assuntos: Fundo Social Europeu / Planos de desenvolvimento / Financiamento da formação / Desenvolvimento dos recursos humanos / Gestão de projectos / Portugal
CDU: 37
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ABREU, Maria do Carmo
Título: Apoios comunitários ao emprego e formação profissional / Maria do Carmo Abreu
In: Formar - Revista dos Formadores, Lisboa, (1) Outubro 1990, p. 52-53
Sumário ou resumo: Em consquência da reforma dos fundos estruturais da Comunidade Europeia, os recursos orçamentais destes são agora atribuídos prioritariamente as regiões menos favorecidas, entre as quais Portugal. No âmbito do Quadro Comunitário de Apoio para Portugal, que compreende as intervenções estruturais da CE no nosso país, financiadas por esses fundos, em 1989-93, foram criados 14 programas operacionais de emprego formação. Privilegiaram-se os programas de formação profissional porque esta deve ser vista como um investimento estratégico para o exito da integração da economia portuguesa no espaço comunitario.
Assuntos: Comunidade Europeia / Ajuda ao desenvolvimento / Emprego / Formação profissional / Portugal
OCL: 13.01.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar