CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU AFONSO, Almerindo Janela" + "AU AFONSO, Almerindo Janela$" Resultados de 1 a 5 sobre 6 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: AFONSO, Almerindo Janela
Título: Educação, cidadania e competitividade : subsídios para um debate / Almerindo Janela Afonso, Fátima Antunes
In: Congresso Português de Sociologia, 4, Coimbra, 17-19 de Abril 2000. - [S.l.] : [APSIOT], [2000]. - 1º dossier, 16 p.
Assuntos: Educação / Cidadania / Competitividade
CDU: 37.017
Cota: SOC444 MTS MESICT 16075
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Antunes, Fátima, co-aut.



Marcar

Autor: AFONSO, Almerindo Janela
Título: A redefinição do papel do estado e as políticas educativas : elementos para pensar a transição / Almerindo Janela Afonso
In: Sociologia : problemas e práticas. - Lisboa. - ISSN 0873-6529. - Nº 37 (Novembro 2001), p. 33-48
Assuntos: Sistemas educativos / Política de educação / Intervenção do Estado / Globalização da economia / Sociologia da educação / Ensino profissional / Ensino superior / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: AFONSO, Almerindo Janela
Título: Educação, cidadania e competitividade : algumas questões em torno de uma agenda teórica e política / Almerindo Janela Afonso, Fátima Antunes
In: Cadernos de Ciências Sociais. - Porto. - ISSN 0871-0945. - Nº 21-22 (Junho 2001), p. 5-32
Sumário ou resumo: Passadas quase duas décadas de hegemonia ideológica neoliberal, são hoje visíveis, nomeadamente através dos indicadores disponíveis relativos às desigualdades e à exclusão social, os efeitos das políticas que promoveram a precarização do emprego e vulnerabilização de outros direitos sociais. A equação competitividade cidadania parece assim expressar a única alternativa capaz de constituir um novo consenso social. O texto que aqui se desenvolve procura precisamente enunciar algumas das linhas de análise que atravessam este debate. Nele as problemáticas de competitividade e cidadania são consideradas dimensões articuláveis através de um novo papel que a educação e a formação deverão necessariamente assumir.
Assuntos: Educação / Cidadania / Competitividade / Formação profissional / Exclusão social / Desigualdade social / Portugal
CDU: 37
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Antunes, Fátima, co-aut.



Marcar

Autor: STOER, Stephen R.
Título: 25 Anos de sociologia da educação em Portugal : alguns percursos, problemáticas e perspectivas / Stephen R. Stoer, Almerindo Janela Afonso
In: Revista Crítica de Ciências Sociais. - Coimbra. - ISSN 0254-1106. - Nº 52-53 (1998-1999), p. 307-331.
Assuntos: Sociologia da educação / Análise retrospectiva / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Afonso, Almerindo Janela, co-aut.



Marcar

Autor: AFONSO, Almerindo Janela
Título: A centralidade emergente dos novos processos de avaliação no sitema esducativo português / Almerindo Janela Afonso
In: Forum Sociológico. - Lisboa. - Nº 4 (Janeiro-Junho 1994), p. 7-8
Sumário ou resumo: O presente artigo traça de uma forma sucinta os diferente e novos processos de avaliação no sistema educativo português. Segundo o autor, para se entender o facto de a problemática da avaliação ter ressurgido com a vaga reformadora dos anos 80, mas também com a crise económica e orçamental, é necessário em primeiro lugar perceber as semelhanças do sistema educativo português face a outros sistemas educativos.
Assuntos: Sistemas educativos / Avaliação / Avaliação do desempenho / Ensino básico / Ensino secundário / Estudantes / Professores / Formação de professores / Análise comparativa
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar