CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU ANTUNES, Maria Helena" + "AU ANTUNES, Maria Helena$" Resultados de 1 a 5 sobre 12 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: ANTUNES, Maria Helena
Título: As novas competências dos professores e formadores / Maria Helena Antunes
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 52 (Julho-Setembro 2005), p. 3-13
Assuntos: Necessidades de formação / Educação e formação ao longo da vida / Sistemas de formação / Formação de professores / Formação de formadores / Países UE
CDU: 377
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ANTUNES, Maria Helena
Título: Aprendizagem organizacional / Maria Helena Antunes
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Nº 6 (2000), p. 17-21
Sumário ou resumo: É vulgar afirmar-se a necessidade das organizações aprenderem devido às aceleradas e complexas mutações que se verificam no seu meio envolvente. Afirma-se mesmo que a aprendizagem é sinónimo de sobrevivência organizacional quando se assiste ao estabelecimento de um novo paradigma técnico-económico e sócio cultural centrado nas novas tecnologias de comunicação e informação. Quando é posta a questão - o que é ou como se promove a aprendizagem organizacional, confrontam-se perspectivas, dos defensores da learning organizacional, discutem-se as melhores estratégicas para favorecer essa aprendizagem ou esse tipo de organização. A maior parte das abordagens psicológicas centra-se ao nível da aprendizagem individual. Finalmente os pressupostos metodológicos de aprendizagem de suporte às diferentes estratégias implicam uma redefinição no campo da formação contínua que se deverá centrar no desenvolvimento negociado de projectos pessoais e colectivos de resoluções de problemas na reflexão que potencie o desenvolvimento pessoal/profissional Os formadores têm aqui um papel importante como facilitadores de um processo autónomo de aprendizagem, centrado na resolução de problemas concretos.
Assuntos: Aprendizagem / Organização da empresa / Aprendizagem profissional / Formação profissional contínua / Desenvolvimento humano / Desenvolvimento das qualificações / Estratégia da aprendizagem / Estratégia da empresa
CDU: 37.01
OCL: 06.09
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ANTUNES, Maria Helena
Título: Formador (a) de formadores : Que avaliação de formadores? / Maria Helena Antunes
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 37 (Outubro-Dezembro 2000), p. 3-17
Assuntos: Avaliação dos conhecimentos / Conhecimentos adquiridos / Qualificações de base / Competências profissionais / Qualificações profissionais / Experiência profissional / Avaliação profissional / Perfis profissionais / Certificados profissionais / Mercado de trabalho / Sistemas de formação / Programas de formação / Iniciativa ADAPT
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: ANTUNES, Maria Helena
Título: Formação de formadores : um pouco de história / Maria Helena Antunes
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 33-40
Sumário ou resumo: O presente artigo faz uma análise retrospectiva da formação de formadores, desde a década de 60 até o início dos anos 80. Fazendo referência à situação sócio-económica do país, a autora, dá conta das medidas que marcaram este período: a criação do Fundo de desenvolvimento da Mão-de-Obra e a sua extinção, dando lugar ao Instituto de Formação Profissional Acelerada com o aparecimento da formação profissional inserida no mercado de emprego; a criação do Sistema de Formação Profissional Acelerada.
Assuntos: Sistemas de formação / Formação de formadores / Entidades de formação / Aspectos históricos
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: LOPES, Albino
Título: Formação de formadores à distância : estudo de caso / Albino Lopes, Maria Helena Antunes
In: Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 1 (Abril 1996), p. 59-68
Assuntos: Formação de formadores / Ensino à distancia / Necessidades de formação / Eficácia da formação
CDU: 37
OCL: 06.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Antunes, Maria Helena, co-aut.



Marcar