Comércio e distribuição em Portugal / AIP. COPRAI ; equipa de estudo Luís Pombo... [et al.] ; [ed. lit.] Instituto para a Inovação na Formação ; coord. Ana Cláudia Valente
Estudo que procura antecipar futuros possíveis, no sector do comércio e distribuição identificar perfis profissionais e detectar as necessárias intervenções da política de emprego e formação por forma a sustentar as melhorias da competitividade das empresas e da empregabilidade dos indivíduos.
Com este estudo, o INOFOR pretende devolver aos actores sociais, com responsabilidades na estruturação e na dinamização do emprego e da formação, um instrumento de intervenção estratégica.
Esta publicação realça as evoluções havidas na gestão das empresas após a Revolução Industrial, mostra como evolui o processo de planeamento numa organização, clarifica o conceito de gestão estratégica e descreve os diferentes tipos de planos que podem resultar do processo de planeamento, define a missão e os objectivos da empresa, faz a análise e diagnóstico ambiental interno da empresa e aponta as estratégias a adoptar pela empresa.
Inforgestão, Lisboa, 1 (2) Novembro 1989, p. 20-21
Sumário ou resumo:
O autor procura evidenciar a necessidade de fazer evoluir o estilo de gestão da generalidade dos nossos gestores no sentido de uma gestão mais descentralizada e participada mas adaptada a realidade portuguesa. Assim, devera ter-se em conta a formação dos gestores, quer por formação universitária quer por aperfeiçoamento, a par de um esforço nacional de elevação dos níveis culturais e educacionais e da preocupação das empresas na selecção e formação do pessoal.