CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU DUARTE, Acácio Ferreira" + "AU DUARTE, Acácio Ferreira$" Resultados de 1 a 5 sobre 8 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: A problemática da certificação profissional / Acácio Ferreira Duarte
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997
Descrição física: 112 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 30)
Sumário ou resumo: A presente monografia está dividida em dois temas. O primeiro caracteriza a problemática da certificação profissional. Apresenta a certificação profissional na actualidade e apresenta a sua evolução possível no âmbito do mercado de emprego e em relação aos níveis de instrução e formação da população activa.
A segunda temática visa as várias metodologias de certificação profissional.
ISBN: ISBN 972-732-397-Y
Nº do Depósito Legal: PT|113727/97
Assuntos: Certificação / Avaliação da formação / Formação-emprego / Competências profissionais / Metodologia
CDU: 37.01
OCL: 06.05.2
Cota: 27187 MESICT 27187
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: A problemática da certificação profissional / Acácio Ferreira Duarte
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 23 (Abril-Junho 1997), p. 4-29
Sumário ou resumo: O autor reflecte em torno da finalidade, utilidade e viabilidade da implementação de um Sistema Nacional de Certificação Profissional em Portugal. Considera o Sistema de Certificação útil ao mercado de trabalho por estabelecer uma articulação entre as empresas/organizações, a população activa e os sistemas de emprego e formação. Segundo o autor, o Sistema de Certificação terá de ter em conta questões como: a evolução qualitativa do mercado de emprego "novos conteúdos e novos formatos de empregos"; a diversidade e a evolução dos níveis de instrução e formação da população activa e, a evolução da noção estrita de "mercado de emprego" para a noção mais ampla de "mercado de trabalho".
Assuntos: Certificação / Mercado de trabalho / Qualificações profissionais / Desemprego estrutural / Política de emprego
CDU: 331
OCL: 06.05
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: Manual de apoio à formação de gestores de formação / Acácio Ferreira Duarte ; [colaboração técnica do] Centro Internacional de Formação da OIT de Turim
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997
Descrição física: 1 pasta (7 doc.) ; 33 cm
Colecção: (Desenvolvimento de recursos humanos para a formação)
Sumário ou resumo: Este manual foi concebido como material de apoio à formação presencial, resulta de uma experiência com formadores dos sistemas de formação dos PALOP no Centro Internacional de Formação da OIT em Turim e no Instituto do Emprego e Formação Profissional, em Portugal.
É composto por quatro unidades didácticas que visam o desenvolvimento das competências do formador de formadores. As unidades compreendem os seguintes temas: dinamização do sistema de formação; concepção de programas de formação pedagógica; concepção de audiovisuais e outros recursos didácticos e coordenação e gestão de programas de formação pedagógica. A quinta unidade: "animação de cursos de formação pedagógica de formadores" destina-se a ser aplicada com terceiros, constitui um "modelo" auxiliar de desenvolvimento integral de um curso de formação pedagógica inicial de formadores.
Notas gerais: Co-financiado pela União Europeia
ISBN: ISBN 972-732-358-8
Nº do Depósito Legal: PT|108-232/97
Assuntos: Formação de formadores / Formação inicial / Material didáctico / Manuais para formadores / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.06
Cota: 26137 MESICT 26137
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Centro Internacional de Formação de Turim, colab.



Marcar

Autor: DUARTE, Acácio Ferreira
Título: Uma nova formação profissional para um novo mercado de trabalho / Acácio Ferreira Duarte
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 26)
Sumário ou resumo: A análise do presente e a antecipação do que poderá vir a ser o futuro no âmbito do mercado de emprego, no quadro do contexto europeu em que Portugal se encontra integrado, sugere um desiquilíbrio entre a procura e a oferta de emprego, deixando o desemprego de ser um fenómeno de natureza conjuntural para assumir uma natureza estrutural.
Num contexto de um quadro de desemprego estrutural, é bem possível que se tenha de re-conceber e de re-ajustar os objectivos, conteúdos e organização dos cursos de formação profissional. Os referenciais tradicionais para determinar os perfis de saída da formação permanecerão, mas, diferentemente enquadrados pelas funções e áreas profissionais, pelos sistemas de trabalho, pelos contextos empresariais, tecnológicos e socio-profissionais.
Caso a tendência de desemprego estrutural se verifique, será necessário proceder ao desenvolvimento e formulação de novas metodologias de intervenção, ou reajustamento das existentes, nomeadamente, no que se refere: à Análise de Trabalho, prévia à ebaboração dos programas de formação; à construção dos Perfis Profissionais, como referências indispensáveis para a regulação da oferta de formação e para a certificação profissional; à construção de novos Curricula de Formação, e à concepção e realização da Formação dos Formadores.
ISBN: ISBN 972-732-305-7
Nº do Depósito Legal: PT|93101/95
Assuntos: Formação-emprego / Desemprego estrutural / Planeamento da formação / Política de formação / Portugal / Perfis profissionais / Mudança social / Globalização da economia / Formação profissional
CDU: 37.01
OCL: 06.02
Cota: 25704 MESICT 25704
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: DUARTE, Acacio Ferreira
Título: Uma nova formação profissional para um novo mercado de trabalho / Acácio Ferreira Duarte
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 21 (Dezembro 1996), p. 4-23
Sumário ou resumo: Este artigo refere alguns conceitos na área da formação-emprego que, ao longo dos anos 90, têm evoluídi. A noção estrita de "mercado de emprego" deu lugar a uma noção mais ampla de "mercado de trabalho". Actualmente, exige-se um novo conceito de formação profissional que faça a fusão dos conceitos educação-ensino-formação profissional, no qual a formação inicial de jovens seja entendida como preparação para a vida adulta e de trabalho. A formação profissional contínua deverá centrar-se na formação de activos e, em articulação com o sistema de educação recorrente do Ministério da Educação, permitir o aperfeiçoamento das qualificações profissionais, em simultâneo desenvolvendo o nível de instrução. Na que diz respeito à "competência profissional" o indivíduo deverá ser entendido no seu todo: nas suas qualidades técnicas, socioprofissionais e básicas
Assuntos: Formação profissional / Formação inicial / Formação profissional contínua / Qualificações profissionais / Mercado de trabalho
CDU: 331
OCL: 06.10
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar