Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Ano 1, nº 2 (Julho-Agosto-Setembro 1996), p. 15-16
Sumário ou resumo:
A análise das necessidades formativas é uma prática por vezes menosprezada, com este artigo a autora pretende demonstrar a sua importância no planeamento das acções de formação. A análise das necessidades de formação "não fornece uma resposta, mas, pode esclarecer o sentido da resposta que é dada, o sentido da decisão que é tomada"
O capítulo I da presente obra aborda a problemática geral da análise de necessidades, enquanto campo de investigação educacional, e tenta pôr em evidência o lugar ocupado por essa análise no âmbito das actividades de formação.
O capítulo II ocupa-se da formação de professores, suas especialidades e problemas, discute o conceito de formação contínua destes profissionais, refere a tentativa de construção de paradigmas neste domínio e aprofunda a problemática da análise de necessidades no quadro específico da formação contínua.
O capítulo III aborda um estudo sobre professores do ensino secundário aguardando a profissionalização em serviço.
O capítulo II evidencia necessidades de formação contínua de professores profissionalizados do 2º ciclo de Ensino Básico.