CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU FERREIRA, Vasco F." + "AU FERREIRA, Vasco F.$" Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: FERREIRA, Vasco F.
Título: Formação profissional de jovens na CEE : confronto de seis casos : Franca, R.F.A., Italia/Grecia, Irlanda, Portugal
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, D.L. 1989
Descrição física: 94 p.
Colecção: (Estudos ; 5)
Sumário ou resumo: Nesta monografia o autor descreve e confonta experiências de formação profissional em seis países da CEE agrupados em dois conjuntos (França, R.F.A., Itália/Grécia, Irlanda, Portugal) e cuja selecção se baseou no nível diferenciado de industrialização e de rendimento per capita. No estudo tomou-se em conta a natureza dos serviços oferecidos, grupos etários envolvidos, duração dos cursos, impâcto no emprego/desemprego e modos de financiamento. Foi objectivo do autor contribuir para o Sistema de Formação de Jovens em regime de altermância. Alguns dos resultados desta pesquisa foram utilizados na colaboração de um módulo de formação e utilizados em acções de formação de formadores envolvidos no programa de aprendizagem em Portugal.
Assuntos: Formação profissional / Aprendizagem / Ensino profissional / Sistemas de formação / Duração da formação / Financiamento da formação / Grupos etários / Emprego de jovens / Desemprego de jovens / Legislação / Países CE
OCL: 06.01
Cota: 19871 MESICT 19871
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: FERREIRA, Vasco F.
Título: Reflexão sobre o actual modelo organizativo / Vasco F. Ferreira
In: Emprego e Formação, (3) Setembro 1987, p. 75-82
Sumário ou resumo: Este artigo constitui uma reflexão sobre as qualidades e defeitos já detectados ou previsíveis no sistema de aprendizagem português com o intuito de melhorar o modelo de aprendizagem existente. O sistema de formação em aprendizagem foi, e é, uma prática social antiga nas sociedades europeias. Os "mestres-artesãos" e os "aprendizes" foram personagens essenciais ao funcionamento das actividades não agrícolas durante longos períodos da Idade Média. Este processo de transmissão do saber tecnológico não é recente. Portugal não escapa a tradição europeia, dispondo por consequência de longas tradições na aprendizagem das artes e ofícios. Pode mesmo acrescentar-se que é raro encontrar um profissional qualificado que durante a juventude, não tenha passado pelo estatuto de aprendiz. A recriação do ensino técnico-profissional e da aprendizagem em termos estatais é demasiado recente para se chegar a qualquer conclusão definitiva sobre o seu valor.
Assuntos: Aprendizagem / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar