CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU FONSECA, Vítor da" + "AU FONSECA, Vítor da$" Resultados de 1 a 5 sobre 6 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: FONSECA, Vítor da
Título: Reflexões sobre a educação especial em Portugal / Vítor da Fonseca
Publicação: Lisboa : Moraes, 1980
Descrição física: 111 p. ; 18 cm
Colecção: (Pistas ; 15)
Assuntos: Pessoas com deficiência / Educação especial / Formação de professores / Portugal
CDU: 376.1-056.2
Cota: 6209 INTP MESICT 6209
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FONSECA, Vitor da
Título: Exclusão escolar como processo de exclusão social : algumas reflexões sociológicas sobre as dificuldades de aprendizagem / Vitor da Fonseca
In: Infância e Juventude. - Lisboa. - ISSN 0870-6565. - Nº 3 (Julho-Setembro 1999), p. 71-88
Assuntos: Insucesso escolar / Exclusão social / Aspectos sociológicos / Dificuldade de aprendizagem / Bibliografias
Cota: INF03 MTS MESICT 2918
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FONSECA, Vitor da
Título: Experiência de aprendizagem mediatizada no contexto familiar / Vitor da Fonseca
In: Infância e Juventude. - Lisboa. - ISSN 0870-6565. - Nº 4 (Outubro-Dezembro 1998), p. 43-65
Assuntos: Educação / Formação de pais / Desenvolvimento da criança / Relações pais-filhos / Aprendizagem / Bibliografias / Crianças
Cota: INF03 MTS MESICT 2672
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FONSECA, Vítor da
Título: Novos desafios da formação e da qualificação dos recursos humanos no contexto da sociedade cognitiva / Vítor da Fonseca
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 32 (Julho-Setembro 1999), p. 3-15
Sumário ou resumo: Artigo onde se aborda a educação cognitiva, que também é um modelo de formação e onde se enfatiza a importância do investimento na inteligência e a necessidade de dar às pessoas oportunidades de maximizarem o seu potencial, por se entender que só uma aposta forte no desenvolvimento de programas de enriquecimento cognitivo, poderá travar a tendência para o sub-aproveitamento ou mesmo a exclusão dos recursos humanos
Assuntos: Desenvolvimento dos recursos humanos / Processos de aprendizagem / Desenvolvimento intelectual / Novas formas de formação
CDU: 658.3
OCL: 13.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FONSECA, Vítor da
Título: A educabilidade cognitiva no século XXI / Vítor da Fonseca
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 24 (Julho-Setembro 1997), p. 20-25
Sumário ou resumo: As megatendências de mudança de economia mundial atingirão todos os níveis da sociedade, e, obviamente, os sistemas de ensino e de formação profissional. As Escolas e os Centros de Formação devem fazer um esforço para se adaptarem às necessidades do século XXI, as suas restruturações curriculares não podem evoluir sem a implementação da educabilidade cognitiva, deverão ser os centros de inovação e de mediatização, o professor/formador assumirá o papel de mediatizador. Os trabalhadores deverão cada vez mais, investir no desenvolvimento do seu potencial de adaptabilidade e de empregabilidade, pois os postos de trabalho serão conquistados pelos trabalhadores melhor preparados e diferenciados em termos cognitivos.
Assuntos: Sistemas educativos / Sistemas de formação / Empregabilidade / Mudança tecnológica / Emprego
CDU: 37.01
OCL: 13.02.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar