CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU Imaginário, Luís, coord." + "AU Imaginário, Luís, coord.$" Resultados de 1 a 5 sobre 4 encontrados.
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SÍNTESE DA AVALIAÇÃO INTERCALAR DO QCA III
Título: Síntese da avaliação intercalar do QCA III : programa operacional da educação / coord. Luís Imaginário ; equipa técnica: Elsa Pegado... [et al.]
Publicação: Lisboa : Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional, 2004
Descrição física: 27 p. ; 28 cm
Notas gerais: Avaliação intercalar do Quadro Comunitário de Apoio III
ISBN: ISBN 972-9352-61-5
Nº do Depósito Legal: PT|217630/04
Assuntos: Quadro comunitário de apoio / Educação / Portugal
CDU: 37
341.17
URL: www.qca.pt
Cota: ED644 MTS MESICT 12316
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Imaginário, Luís, coord. / Pegado, Elsa, elab.



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O PAPEL DO TUTOR NO ÂMBITO DAS NOVAS MODALIDADES FORMATIVAS
Título: O papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas / equipa técnica: coord. Luís Imaginário ; [elab.] Alexandrina Barros, José Manuel Castro
Publicação: Lisboa : Direcção-Geral do Emprego e Formação Profissional, 2001
Descrição física: 284 p. ; 23 cm
Colecção: (Cadernos de emprego ; 35)
ISBN: ISBN 972-8312-46-6
Nº do Depósito Legal: PT|184782/02
Assuntos: Tutoria / Formação alternada / Sistemas de formação / Métodos pedagógicos / Formadores-formandos / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08
Cota: 30057 MESICT 30057
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Imaginário, Luís, coord. / Barros, Alexendrina, elab. / Castro, José Manuel, elab.



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ADAPTAÇÃO-REINSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS
Título: Adaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados / coord. Luís Imaginário... [et al.] ; ed. lit. Observatório do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1998
Descrição física: 227 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e Análises ; 4)
Sumário ou resumo: O Estudo compreende sete partes. Na primeira, explicita-se o objecto, anuncia-se os objectivos e especifica-se a metodologia seguida. Na segunda, discute-se o conseito de adulto pouco escolarizado e problematiza-se a adaptação/reinserção profissional, evidenciando as suas expressões predominantes nos adultos pouco escolarizados dos grupos etários 15-24, 25-39 e 40-64 anos (constituindo este último o foco principal do Estudo). Na terceira, contextualiza-se em termos políticos, sociais e económicos o problema dos adultos pouco escolarizados, que também se caracteriza em termos quantitativos e qualitativos. Na quarta, apresentam-se as respostas para o problema que já se encontram no terreno em Portugal - educação de adultos, promoção do emprego e da formação profissional e projectos integrados -, respostas que se analisam quanto à organização e funcionamento, aos participantes, aos resultados, às fragilidades e às potencialidades. Na quinta, começa-se por tipificar os problemas da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados nos três grupos etários considerados; depois, evidenciam-se as "boas (e as más) práticas" de intervenção no sentido de contribuir para resolver o problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados e no que respeita ao diagnóstico e planeamento, à divulgação e promoção, às estrtégias de formação, às parcerias, à proximidade dos serviços às populações e dinâmicas locais. ao acompanhamento personalizado das intervenções e à avaliação; por último, referem-se o balanço de competências, a andragogia e a educabilidade cognitiva como prática a incluir nas intervenções com vista à resolução do problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados. Na sexta, sintetizam-se conclusões diferenciadas segundo os grupos etários 15-24, 25-39 e, em particular, 40-64 anos e, sobretudo, quanto a este, alerta-se para a precaridade das soluções que se centrem na "qualificação para o emprego". Na sétima, enfim, fazem-se recomendações gerais e recomendações específicas - para cada uma das respostas-tipo analisadas -, as quais são brevemente descritas e relacionadas com os problemas a que responderão e as instituições ou organizações que poderão promover ou concretizar a respectiva concretização.
ISBN: ISBN 972-732-333-2
Nº do Depósito Legal: PT|133841/99
Assuntos: Educação de adultos / Reinserção social / Promoção do emprego / Formação-emprego / Níveis de qualificação / Desemprego / Formação profissional / Escolaridade / Condições económicas / Aspectos políticos / Investigação social / Relatórios / Reinserção profissional / Adaptação dos trabalhadores / Trabalhadores não qualificados / Aspectos sociológicos / Alfabetização / Quadros / Recomendações / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27046 MESICT 27046
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Imaginário, Luís, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit.



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UM ENSAIO DE BALANÇO DE COMPETÊNCIAS EM PORTUGAL
Título: Um ensaio de balanço de competências em Portugal / coord. Luís Imaginário
Publicação: Lisboa : Direcção-Geral do Emprego e Formação Profissional, 1995
Descrição física: 66 p. ; 21 cm
Colecção: (Cadernos de Emprego ; 16)
Sumário ou resumo: Um Ensaio de Balanço de Competências em Portugal dá conta do desenvolvimento de um projecto que, no âmbito do Programa FORCE, envolveu parceiros portugueses e franceses e se desenrolou em 1994. Tratou-se da primeira aplicação em Portugal de um dispositivo, o balanço de competências, que em França já se encontrava juridicamente consagrado. Foi uma aplicação assaz circunscrita, que procurou transferir para o nosso contexto o que se afigurou transferível, com adaptações, e propiciou uma reflexão relativamente circunstanciada sobre as condições de aplicabilidade das práticas de balanço de competências em Portugal. Tal reflexão, em que intervieram os parceiros sociais, que participaram, aliás, em todo o projecto, conclui-se pela apresentação de propostas sobre a exequibilidade da adopção do dispositivo entre nós. Assim, passados embora mais de quatro anos, crê-se que a sua actualidade continua a ser relevante, sobretudo quando se pensa em analisar as evoluções que as práticas de balanço de competências sofreram nalguns países comunitários e em institucionalizá-las em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8312-22-9
Nº do Depósito Legal: PT|127167/98
Assuntos: Competências profissionais / Programa Leonardo / Gestão de recursos humanos / Sistemas de formação / França / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 13.02.2
Cota: 27045 MESICT 27045
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Imaginário, Luís, coord.



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