CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU Lopes, Helena, coord." + "AU Lopes, Helena, coord.$" Resultados de 1 a 3 sobre 3 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: DINÂMIA - CENTRO DE ESTUDOS SOBRE A MUDANÇA SOCIOECONÓMICA
Título: Estratégias empresariais e competências-chave / DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica ; equipa de investigação Helena Lopes... [et al.] ; [ed. lit.] Observatório do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2000
Descrição física: 301 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e análises ; 21)
Sumário ou resumo: Este estudo tem por objectivo analisar a relação entre as estratégias empresariais e as competências-chave dos indivíduos. Salientando três aspectos:
- a aquisição, por parte dos indivíduos de competências-chave que permitam aumentar a sua empregabilidade e adaptabilidade a novas situações;
- a forma como as empresas gerem as competências-chave;
- a resposta das entidades de formação a estas necessidades dos indivíduos e das empresas.
O estudo apresenta, ainda, algumas recomendações procurando dar resposta a duas questões fundamentais de como dotar os indivíduos de competências-chave e quais as suas consequências para o fenómeno emprego.
ISBN: ISBN 972-732-615-3
Nº do Depósito Legal: PT|159329/00
Assuntos: Qualificações de base / Empregabilidade / Empresas / Estratégia da empresa / Competitividade / Gestão de recursos humanos / Necessidades de formação / Portugal
CDU: 377
OCL: 13.02.2
Cota: 28318 MESICT 28318
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Lopes, Helena, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit.



Marcar

Autor: DINÂMIA - CENTRO DE ESTUDOS SOBRE A MUDANÇA SOCIOECONÓMICA
Título: As modalidades de empresa que aprende e empresa qualificante / DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica ; equipa de investigação Helena Lopes... [et al.] ; [ed. lit.] Observatório do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2000
Descrição física: 312 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e análises ; 12)
Sumário ou resumo: Estudo centrado sobre as organizações qualificantes/aprendentes, definidas como organizações em que as situações de trabalho contribuem para o desenvolvimento de competências dos trabalhadores e para o desenvolvimento da capacidade colectiva de adaptação ao meio envolvente. Pretende responder à seguinte pergunta: as organizações qualificantes/aprendentes permitem aumentar a empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados? A análise dos resultados obtidos na pesquisa levou à formulação de recomendações dirigidas a empresas, poderes públicos e parceiros sociais, no sentido da disseminação progressiva dos modelos organizacionais ensinantes e aprendentes mais adequados ao tecido produtivo e social português.
ISBN: ISBN 972-732-573-6
Nº do Depósito Legal: PT|151034/00
Assuntos: Formação na empresa / Qualificações profissionais / Desenvolvimento dos recursos humanos / Adaptação dos trabalhadores / Emprego / Desenvolvimento da organização / Competitividade / Empresas / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.09.2
Cota: 28089 MESICT 28089
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Lopes, Helena, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit



Marcar

Autor: DINÂMIA - CENTRO DE ESTUDOS SOBRE A MUDANÇA SOCIOECONÓMICA
Título: Aplicação das metodologias de formação para adultos pouco escolarizados / DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1999
Descrição física: 293 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e análises ; 15)
Sumário ou resumo: Partindo da hipótese de que os trabalhadores com baixo nível de escolariedade/qualificação são susceptíveis de se confrontrar com dificuldades acrescidas de (re)inserção profissional, de adaptação às mudanças de conteúdo de trabalho e de participação em acções de formação tradicionais, foi objectivo deste estudo analisar metodologias de formação mais adequadas à especificidade da população em causa. Numa primeira fase, procedeu-se à caracterização da população-alvo com base em tratamentos das estatísticas dos Quadros de Pessoal. Numa segunda fase, procedeu-se a um levantamento bibliográfico aprofundado e elaborara-se sínteses sobre várias metodologias de formação de adultos, das quais destacámos a educação cognitiva, a didáctica profissional, a formação em alternância, a formação profissional face ao envelhecimento, a articulação da formação com projectos de desnvolvimento local e as relações entre ergonomia e formação.
ISBN: ISBN 972-732-331-6
Nº do Depósito Legal: PT|145148/99
Assuntos: Formação profissional / Adultos / Trabalhadores desfavorecidos / Adaptabilidade / Metodologia / Ergonomia / Formação-emprego / Formação-desenvolvimento / Aprendizagem de adultos / Qualificações / Competências / Programas de formação / Organização do trabalho / Análise de dados / Estudo de caso / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 27618 MESICT 27618
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Lopes, Helena, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit.



Marcar