A presente monografia trata vários aspectos no âmbito da formação de formadores. As funções do formador; tendências e métodos pedagógicos da formação de formadores; a relação formador-formando; modelos de formação [formação à distância e formação modular]; objectivos pedagógicos; programação e avaliação da formação e as novas tecnologias enquanto instrumentos pedagógicos são algumas das problemáticas expostas. Apresenta ainda algumas reflexões sobre o sistema educativo e a relação formação profissional - emprego.
Este manual agora reeditado, destina-se aos formadores com experiência no ensino formal ou na formação profissional e que interagem com dinâmicas de grupo. Com este documento o formador está apto a definir o que é o grupo, a distinguir as fases de evolução do grupo; a compreender melhor os formandos; a utilizar melhor os príncipios pedagógicos básicos que orientam a relação formador/formando, e a coordenar melhor a dinâmica do grupo.
O documento em análise destina-se aos monitores e formadores, em especial os do sistema de aprendizagem em alternância. Este manual pretende, sem exaustão, auxiliar o formando a enumerar os principais problemas que a mudança social coloca aos jovens, quer no plano social, quer no plano psico-social; caracterizar adequadamente os determinantes das escolhas vocacionais; compreender as dificuldades com que se debate o jovem na transição da escola para o mundo do trabalho; avaliar o efeito da introdução de novas técnicas de ensino.
Emprego e Formação, Lisboa, (12) Outubro 1990, p. 73-75
Sumário ou resumo:
O programa para os Promotores de Formação surgiu para abrir uma nova via no domínio da Formação de Formadores e responder a necessidades recentemente detectadas. Tendo em conta a realidade do País, o Centro Nacional de Formação de Formadores (CNFF) procura formar técnicos que dinamizem os organismos com impacto a nível nacional, interessem os responsáveis pela formação e estimulem a iniciativa e as ideias novas.