CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU MODERNO, António" + "AU MODERNO, António$" Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: MODERNO, António
Título: Do Homo Medium às tecnologias da comunicação / António Moderno
In: Encontros Internacionais de Formação - Desenvolvimento Pessoal e Sistemas de Formação Profissional, Lisboa, 11, 12 e 13 de Nov. 1991. - Lisboa : Homens e Sistemas, 1991. -
Sumário ou resumo: Há um paralelismo entre a evolução do conceito de formador ao longo da história da educação e a própria evolução do processo de fazer comunicação. Os média têm um importante papel a desempenhar, de modo a melhorar e acelerar a percepção do formando, permitindo uma compreensão mais eficaz da mensagem do formador. Os novos meios de comunicação introduziram um modo de transmissão de conhecimentos que necessita de uma didáctica nova. Ao focar estes aspectos o autor pretende dar pistas para reflexão a todos aqueles que se interessam pelas novas estratégias de formação face à evolução dos média.
Assuntos: Política de formação / Material didáctico / Métodos pedagógicos / Formadores / Meios de comunicação social / Tecnologia da formação / Seminários / Portugal
OCL: 06.02
Cota: 21344 MESICT 21345
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: MODERNO, António Mendes dos Santos
Título: Os média ao serviço da formação de formadores / António Mendes dos Santos Moderno
Publicação: Lisboa : [s.n.], 1989
In: Encontro Nacional sobre Formação de Formadores, 1, Lisboa, 12 e 13 de Janeiro 1989
Sumário ou resumo: Há hoje vários "média" disponíveis para a formação dos futuros formadores: o vídeo, que grava o formador-professor na sua aula e lhe permite, assim como aos alunos, participar na discussão da aula dada; a televisão, que possibilita o micro-ensino, assim como a gravação vídeo das aulas de vários formadores e a análise por estes de diversos métodos de ensino e meios didácticos. No futuro, o auto-acesso à informação influirá no ensino, na aprendizagem e na formação ; hoje, já se praticam o ensino individualizado e o ensino assistido por computador. O micro-computador utiliza-se em muitos centros de formação europeus; orienta os alunos e facilita a tarefa dos formadores, desempenhando várias funções pedagógicas, sem no entanto dispensar a acçõo destes. Impõe-se preparar os futuros formadores para se adaptarem a um ensino/aprendizagem que assenterá certamente na interacção computador-formando.
Assuntos: Formação de formadores / Ensino à distância / Métodos pedagógicos / Meios audiovisuais / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: 18871 MESICT 18871
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar