CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU Nunes, Luísa, coord." + "AU Nunes, Luísa, coord.$" Resultados de 1 a 3 sobre 3 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: PRUDÊNCIO, Manuela
Título: Da exclusão à integração : estudo de um projecto de formação para jovens com baixa escolaridade / Manuela Prudêncio ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001
Descrição física: 60 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente estudo tem por base um projecto dirigido a um público jovem que congrega problemas de dimensão tripla: abandono escolar sem diploma do ensino básico, ausência de qualquer tipo de formação qualificante e risco de exclusão social. Procura explicar os novos desafios que se colocam ao processo formativo e aos seus actores. A selecção deste projecto, realizado no âmbito da Iniciativa Comunitária Emprego, eixo Youthstar, baseou-se no facto de ter sido considerado um projecto inovador e com sucesso.
É uma abordagem cujos programas de formação se vão adequando ao longo da formação, face aos ritmos de aprendizagem e às contribuições dos formandos, que se tornam actores activos, agentes do seu próprio desenvolvimento. O papel do formador também muda, nesta abordagem, cabendo-lhe mediar as relações entre a família e a escola, entre formandos, entre os formadores, enfim entre estes jovens e o mundo exterior, num processo de ressocialização, tornando-se assim num "animador/mediador".
Notas gerais: Projecto Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular
ISBN: ISBN 972-97579-4-1
Nº do Depósito Legal: PT|138173/99
Assuntos: Projectos de formação / Inovações na formação / Juventude / Abandono dos estudos / Desemprego de jovens / Exclusão social / Aprendizagem / Formação de jovens / Inserção profissional / Formação-emprego / Formadores-formandos / Métodos pedagógicos / Desenvolvimento curricular / Programa YOUTHSTART / Portugal
CDU: 377-053.6
OCL: 06.04
Cota: 28233 MESICT 28233
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Nunes, Luísa, coord.



Marcar

APRENDER EM CONTEXTO DE TRABALHO
Título: Aprender em contexto de trabalho : reflexão com base numa experiência / Isabel Silva Graça, Cristina Milagre e Susana Pereira ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: 25 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: O presente artigo enquadra-se na linha de estudo desenvolvida pela equipa de projecto Metodologias de Formaçãp e Desenvolvimento Curricular, no âmbito da identificação e compreensão de condições que optimizem os processos de formação que se realizam em contexo de trabalho.
Trata-se de uma primeira abordagem que pretende reflectir sobre as dimensões formativas dos contextos de trabalho e identificar condições organizativas que potenciem essas mesmas dimensões. Nesse sentido, faz-se, em primeiro lugar, uma delimitação do conceito de formação em contexto de trabalho, explicitam-se as condições de aprendizagem nestes contextos e descrevem-se as modalidades mais frequentes que pode revestir este tipo de organização da formação. Numa segunda parte, procura-se reflectir sobre as práticas de formação em contexto de trabalho a partir da análise de uma experiência inovadora promovida por uma escola e realizada no âmbito do curso de Educação e Formação Profissional Inicial de Empregado de Jardim de Infância. Finalmente, destacam-se factores de sucesso dessa experiência e apresentam-se sugestões para ultrapassar fragilidades e enriquecer futuros projectos.
Notas gerais: Metodologias de formação e desenvolvimento curricular
Assuntos: Formação nos postos de trabalho / Formação inicial / Educação / Sistemas de formação / Metodologia / Desenvolvimento curricular / Aprendizagem / Formação alternada / Estudo de caso / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.09
Cota: 27432 MESICT 27432
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Milagre, Cristina, co-aut. / Pereira, Susana, co-aut.
Nunes, Luísa, coord.



Marcar

Autor: VAZ, Anabella
Título: Jobrotation : formação profissional em rotatividade / Anabela Vaz, Isabel Silva Graça ; coord. Luísa Nunes
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: 103 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: A presente monografia incide sobre uma forma de organização da formação designada por «Jobrotation» que implica, simultaneamente, activos empregados e desempregados, e que tem repercussões sobre toda a concepção de formação e sobre os seus efeitos sociais. Este trabalho pretende aprofundar o conhecimento sobre «Jobrotation», salientando as suas dimensões inovadoras, no contexto das diferentes ofertas formativas existentes em Portugal e divulgar as suas possibilidades de produzir boas práticas de formação, no quadro de uma estratégia de disseminação de inovação [mainstreaming].
ISBN: ISBN 972-97579-3-3
Nº do Depósito Legal: PT|137585/99
Assuntos: Sistemas de formação / Inovações na formação / Planeamento da educação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27205 MESICT 27205
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Graça, Isabel Silva, co-aut.
Nunes, Luísa, coord.



Marcar