CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU PINTO, Jorge" + "AU PINTO, Jorge$" Resultados de 1 a 5 sobre 6 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

ENSINO RECORRENTE
Título: Ensino recorrente : relatório de avaliação / coord. Jorge Pinto ; colab. Lisete Matos, Luís Rothes
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação, 1998
Descrição física: 182 p. ; 21 cm
Colecção: (Educação para o Fututo)
Sumário ou resumo: O presente estudo organiza-se em redor de cinco eixos estruturantes e de um quadro de reorientações possíveis para este sistema de educação/formação. No primeiro eixo analisa-se o modo como a noção de ensino recorrente foi sendo apresentada e apropriada ao longo do tempo. No segundo analisa-se o modo como o ensino recorrente foi concebido, se organiza e funciona como uma oferta de educação/formação, equacionando igualmente o papel e a situação de alguns dos seus actores, nomeadamente dos formadores. No terceiro analisa-se a procura, isto é, os seus públicos e o modo como acedem ao sistema. No quarto evidenciam-se alguns resultados, nomeadamente a capacidade de certificação do sistema de educação/formação. No quinto eixo tenta-se equacionar os custos. Finalmente, apresentam-se algumas medidas a tomar numa lógica de reorientção do sistema de educação/formação.
ISBN: ISBN 972-729-036-1
Nº do Depósito Legal: PT|128152/98
Assuntos: Educação recorrente / Ofertas de formação / Formadores / Avaliação de projectos / Dados estatísticos
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 26798 MESICT 26798
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pinto, Jorge, coord. / Matos, Lisete, colab. / Rothes, Luís, colab.



Marcar

Autor: PINTO, Jorge
Título: Psicologia da aprendizagem : concepções, teorias e processos / Jorge Pinto
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1996
Descrição física: 61 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 14)
Sumário ou resumo: O autor desta monografia propõe-se conduzir o leitor a analisar a sua experiência enquanto formador e/ou aprendiz, e a encontrar soluções mais adequadas e profícuas na organização das situações de aprendizagem. Assim o leitor, deverá identificar e compreender as diferentes concepções sobre aprendizagem, conhecer os diferentes tipos de aprendizagem e saber avaliar os limites e as vantagens das implicações dessa teoria na formação. O leitor deverá ter a capacidade de ir articulando as ideias desenvolvidas através da leitura deste documento com a sua experiência como formador e/ou aprendiz no sentido de ir construindo a sua própria reflexão sobre esta temática.
ISBN: ISBN 972-9003-63-7
Nº do Depósito Legal: PT|55050/92
Assuntos: Aprendizagem / Psicologia da educação / Formação de formadores / Portugal / Formação profissional / Métodos pedagógicos / Aspectos sociológicos
CDU: 37.01
OCL: 06.09
Cota: 25692 MESICT 25692
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PINTO, Jorge Manuel de Oliveira
Título: Alentejo : uma região / Jorge Manuel de Oliveira Pinto, Amílcar Joaquim da Conceição Serrão
In: Economia e Sociologia. - Évora. - ISSN 0870-6026. - Nº 54 (1992), p. 147-161
Assuntos: Regionalização / Desenvolvimento regional / Alentejo
OCL: 03
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : SERRAO, Amílcar Joaquim da Conceição



Marcar

Autor: PINTO, Jorge
Título: Avaliação pedagógica : um instrumento de gestão provável / Jorge Pinto
In: Formar. - Lisboa. - Nº 5 (Jan.-Fev.-Mar. 1992), p. 4-13
Sumário ou resumo: Neste artigo em que se debate a problemática da avaliação pedagógica são referidas as várias concepções de avaliação e as suas funções. Estabelece-se o paralelo entre a avaliação formativa e a avaliação sumativa e concluiu-se pela necessidade de uma avaliação integrada no processo pedagógico, do qual é peça importante.
Assuntos: Avaliação dos conhecimentos / Sistemas educativos / Sistemas de formação / Aprendizagem / Gestão / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PINTO, Jorge
Título: Psicologia da aprendizagem, hoje
In: Formar-Revista dos Formadores, Lisboa, (1) Outubro 1990, p. 6-15
Sumário ou resumo: Tendo em vista a formação de formadores, o autor aborda aspectos relacionados com a função aprendizagem nomeadamente as suas implicações para o ensino. Assim, foca as diversas fases da aprendizagem motivação, apreensão, aquisição, retenção, recuperação, generalização, "performance "
Assuntos: Formação de formadores / Aprendizagem / Aspectos psicológicos / Educação e formação / Portugal
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar