CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU PIRES, Ana Luísa de Oliveira" + "AU PIRES, Ana Luísa de Oliveira$" Resultados de 1 a 5 sobre 11 encontrados.
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Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: A formação de formadores no contexto europeu / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 43 (Abril-Junho 2002), p. 3-14
Assuntos: Formação de formadores / Política de educação / Política de formação / Formação inicial / Países UE
CDU: 377
OCL: 06.07.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: O reconhecimento das aprendizagens experienciais na América do Norte : o caso dos EUA e do Canadá / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 35 (Abril-Junho 2000), p. 40-49
Assuntos: Certificação / Educação não formal / Aprendizagem de adultos / Estados Unidos / Canadá
CDU: 377
OCL: 06.05.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: A aprendizagem experiencial dos adultos / Ana Luís de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 31 (Abril-Junho 1999), p. 27-31
Sumário ou resumo: As aprendizagens realizadas em contextos não formais de educação/formação têm-se vindo a impor na actualidade como um importante domínio na área da Educação e Formação de adultos. As aprendizagens realizadas à margem dos sistemas tradicionais de educação/formação, ao longo das tragetórias pessoais, sociais e profissionais dos adultos, assumen uma importância decisiva na construção das competências e qualificações, contribuido para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Assuntos: Aprendizagem de adultos / Educação não formal / Aprendizagem pela experiência / Desenvolvimento individual
CDU: 331
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luisa de Oliveira
Título: Os balanços de competências / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 21 (Dezembro 1996), p. 28-31
Sumário ou resumo: Este artigo apresenta os "Balanços de competências". Estes têm como finalidade a elaboração do repertório das competências dos indivíduos, referindo as adquiridas formal e informalmente ao longo da experiência profissional dos indivíduos, e ainda as que se constroem no contexto social e familiar e influenciam o desenvolvimento das carreiras profissionais. Os balanços de competências são considerados uma vertente da orientação profissional e destacam-se a jovens e adultos, activos? ou desempregados, profissionais altamente qualificados ou com baixos níveis de qualificação.
Assuntos: Desenvolvimento da carreira / Qualificações profissionais / Avaliação profissional / Gestão de recursos humanos / Orientação profissional
CDU: 331
OCL: 12.05
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PIRES, Ana Luísa de Oliveira
Título: Formação : que desafios? / Ana Luísa de Oliveira Pires
In: Forum Emprego, Formação e Trabalho, Lisboa, 8 e 9 de Fevereiro de 1996. - Lisboa : MQE, 1996. - 10 p.
Sumário ou resumo: A formação - inicial e contínua - tem assumido nas últimas décadas um papel extraordinariamente importante. Confrontada com os desafios decorrentes da evolução científica e tecnológica, das formas de organização empresarial e do mundo de trabalho, com o desemprego crescente, e com a inserção profissional dos jovens, entre outros, constata-se que a formação estará presente ao longo de toda a vida profissional do indivíduo, assumindo-se como um meio de desenvolvimento pessoal e profissional. A problemática das novas competências profissionais, nomeadamente as competências genéricas ou transversais, vem lançar questões incontornáveis ao sistema de formação. Para que a formação seja de facto um motor de desenvolvimento exige uma gestão estratégica e prospectiva, bem como a mobilização de actores qualificados, que sejam capazes de reflectir e de agir, possibilitando a evolução do sistema formativo. A necessidade de repensar o papel da formação na actual sociedade e uma tarefa prioritária, por forma a renovar e criar novas interfaces entre a formação inicial e contínua. Por outro lado, a emergência de novos modelos de formação, valorizando a perspectiva do sujeito e a sua formação experimental, estabelece eixos de articulação com as novas formas de organização empresarial, nomeadamente com o papel das organizações qualificantes. A questão do reconhecimento dos adquiridos e a valorização da orientação profissional contínua, no contexto de uma gestão de recursos humanos mais personalizada e previsional, assumem-se também como uma nova dinâmica entre o indivíduo e as organizações.
Assuntos: Sistemas de formação / Qualificações profissionais / Orientação profissional / Desenvolvimento dos recursos humanos
CDU: 331
OCL: 06.01
Cota: 25019 MESICT 25020
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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