É analisada a importância dos métodos activos de formação para o êxito do processo de aprendizagem. São apontadas as três ideias-força que estão na base de utilização de um método: o método como estratégia do formador; o método como um elemento de ligação entre formador, formando e saber, permitindo uma boa gestão das relações entre estes três elementos; o método considerado como um modo de gestão da situação de formação. É salientado: geralmente o papel da interacção social como um dos motores de aprendizagem e, obviamente, a função do formador como animador de um grupo de formação.
Definição de método pedagógico e da sua importância numa relação de formação harmoniosa envolvendo o formando, o formador e o objectivo de formação. Caracterização dos diferentes métodos e técnicas pedagógicas e considerações sobre a escolha do método adequado à formação. Referência às novas tecnologias e conclusão final sobre a necessidade de ponderação cuidadosa dos responsáveis pela formação na escolha do método a utilizar.
Define-se método pedagógico, analisando-se, depois esse mesmo conceito do ponto de vista dos intervenientes na situação de formação-formador e formando. E ainda objecto de análise a relação entre a situação de formação os objectivos a atingir e os métodos utilizados.