CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU RAMOS, Lucilia" + "AU RAMOS, Lucilia$" Resultados de 1 a 5 sobre 4 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: RAMOS, Lucília
Título: O sistema educativo e a reetruturação económica e social / Lucília Ramos
In: Organizações e Trabalho. - Lisboa. - Nº 7-8 (Dezembro 1992), p. 127-134
Assuntos: Sistemas educativos / Inserção profissional / Trabalhadores jovens / Formação-emprego / Formação de jovens / Qualificações profissionais / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.09
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: RAMOS, Lucilia
Título: Os métodos activos : teorias e práticas / Lucília Ramos
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 9 (Outtbro-Novembro-Dezembro 1993), p. 4-19
Sumário ou resumo: É analisada a importância dos métodos activos de formação para o êxito do processo de aprendizagem. São apontadas as três ideias-força que estão na base de utilização de um método: o método como estratégia do formador; o método como um elemento de ligação entre formador, formando e saber, permitindo uma boa gestão das relações entre estes três elementos; o método considerado como um modo de gestão da situação de formação. É salientado: geralmente o papel da interacção social como um dos motores de aprendizagem e, obviamente, a função do formador como animador de um grupo de formação.
Assuntos: Métodos de aprendizagem / Métodos pedagógicos / Duração do trabalho / Formadores / Portugal
OCL: 06.09.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PINHEIRO, João
Título: Métodos pedagógicos / João Pinheiro, Lucília Ramos
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1992
Descrição física: 55 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 12)
Sumário ou resumo: Definição de método pedagógico e da sua importância numa relação de formação harmoniosa envolvendo o formando, o formador e o objectivo de formação. Caracterização dos diferentes métodos e técnicas pedagógicas e considerações sobre a escolha do método adequado à formação. Referência às novas tecnologias e conclusão final sobre a necessidade de ponderação cuidadosa dos responsáveis pela formação na escolha do método a utilizar.
ISBN: ISBN 972-9003-64-5
Assuntos: Formação de formadores / Métodos pedagógicos / Formadores-formandos / Aprendizagem / Objectivos da formação / Novas tecnologias / Ensino assistido por computador / Meios audiovisuais / Aspectos psicológicos / Formação profissional / Portugal / Métodos de aprendizagem
OCL: 06.07.1
Cota: 21741 MESICT 21741
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Ramos, Lucília, co-aut.



Marcar

Autor: PINHEIRO, João
Título: Métodos pedagógicos
In: Formar, Lisboa, (2) Janeiro 1991, p. 5-12
Sumário ou resumo: Define-se método pedagógico, analisando-se, depois esse mesmo conceito do ponto de vista dos intervenientes na situação de formação-formador e formando. E ainda objecto de análise a relação entre a situação de formação os objectivos a atingir e os métodos utilizados.
Assuntos: Métodos pedagógicos / Aprendizagem / Formadores / Formandos / Material didáctico
OCL: 06.06.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : RAMOS, Lucília



Marcar