CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU SIMÕES, Rui Nogueira" + "AU SIMÕES, Rui Nogueira$" Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: SIMÕES, Rui Nogueira
Título: A indústria e o emprego (reestruturação industrial, novas tecnologias, formação profissional, flexibilização, etc.) / Rui Nogueira Simões
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: p. 137-142
In: Seminário de sociologia do trabalho, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987 - A política social face as questoes do emprego : que alternativas?
Sumário ou resumo: A integração de Portugal nas CE obriga à modernização da economia a qual passa pela introdução de novas tecnologias e pela valorização dos recursos humanos. A formação profissional tem um papel fundamental no processo, mas deverá ajustar-se às realidades concretas da indústria, em ligação directa com as empresas dos diversos sectores da economia. O autor defende a posição de que a flexibilidade deverá ser introduzida na legislação laboral e social sem sequer fazer face aos imperativos de competitividade a que a indústria portuguesa está sujeita.
Assuntos: Reestruturação industrial / Novas tecnologias / Formação profissional / Flexibilidade do trabalho / Portugal
OCL: 08.01.1
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: SIMÕES, Rui Nogueira
Título: A formação profissional nas empresas / Rui Nogueira Simões
In: Indústria : Revista de Empresários e Negócios, 7 (11) Novembro 1987, p. 18-20
Sumário ou resumo: A formação profissional deverá ser fundamentalmente assumida pelas empresas, uma vez que estas se vão modernizando com mais rapidez do que as estruturas estatais e acompanhando as grandes transformações em matéria de tecnologias, processos de fabrico, profissões, etc. Ao estado deverá caber o outro lado da formação, ou seja a formação inicial e a requalificação. Quanto à formação geral deveria ser assumida também pelo Estado, tendo as empresas alguma responsabilidade nela através da formação contínua. A formação na empresa deverá ser efectuada por via protocolar.
Assuntos: Formação na empresa / Política de formação
OCL: 06.09.1
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar