CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "AU SULEMAN, Fátima" + "AU SULEMAN, Fátima$" Resultados de 1 a 5 sobre 6 encontrados.
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Autor: SULEMAN, Fátima
Título: A produção e a destruição da competência individual : o papel da experiência profissional / Fátima Suleman, Jean-Jacques Paul
In: Revista Europeia Formação Profissional - CEDEFOP. - Lisboa. - ISSN 0258-7491. - Nº 40 (2007), p. 114-135
Assuntos: Educação / Processos de aprendizagem / Mercado de trabalho / Experiência profissional / Gestão de recursos humanos / Competências profissionais / Economia da educação / Capital humano / Qualidade da educação / Bancos
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Paul, Jean-Jacques, co-aut.



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Autor: SULEMAN, Fátima
Título: La production de compétences et les règles salariales : contribuition à la compréhension des transformations de la relation d'emploi / Fátima Suleman, Jean-Jacques Paul
In: Économies et Sociétés. - Grenoble. - ISSN 0013-0567. - Nº 9 (Septembre 2005), p. 1711-1734
Assuntos: Relações de trabalho / Desenvolvimento das competências / Salários / Participação nos lucros / Capital humano / Bancos
CDU: 331.104
OCL: 13.06
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França

Outro(s) autor(es) : Paul, Jean-Jacques, co-aut.



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HOTELARIA EM PORTUGAL
Título: Hotelaria em Portugal : evolução das qualificações e diagnóstico das necessidades de formação / coord. Fátima Suleman
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 1999
Descrição física: 117 p. ; 28 cm + Separata e 1 disco óptico (CD-ROM)
Colecção: (Estudos sectoriais ; 3)
Sumário ou resumo: Este estudo, sobre o sector da Hotelaria em Portugal, procura caracterizar o sector nos domínios da economia, do emprego e da formação no sentido de sustentar a construção de perfis profissionais e o diagnóstico das necessidades de formação.
A metodologia deste estudo tem como finalidade antecipar mas também agir sobre a evolução do sector do emprego e das qualificações a partir da situação actual e seus embriões de mudança e a partir de cenários qualitativos, inventariando possíveis estratégias de intervenção. É uma metodologia que se concretiza, principalmente, em pistas de reorientação da oferta formativa, a curto e a médio-longo prazo, no sentido de dar respostas às competências identificadas.
Notas gerais: Existe em francês: Hôtellerie au Portugal. O disco CD-ROM só existe na Praça Londres
ISBN: ISBN 972-97579-2-5
Nº do Depósito Legal: PT|130941/99
Assuntos: Indústria hoteleira / Qualificações profissionais / Necessidades de formação / Perfis profissionais / Portugal
CDU: 377
OCL: 08.17
Cota: 27110 MESICT 27110
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Suleman, Fátima, coord.



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Autor: SULEMAN, Fátima
Título: Para a relevância da formação profissional : o estudo da evolução das qualificações e diagnóstico de necessidades de formação / Fátima Suleman
In: Sociedade e Trabalho. - Lisboa. - ISSN 0873-8858. - Nº 1 (Outubro 1997), p. 40-45
Assuntos: Formação profissional contínua / Qualificações profissionais / Necessidades de formação / Formação-emprego / Portugal / Formação profissional / Bibliografias / Ensino profissional
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SULEMAN, Fátima
Título: Competência : eixos de difusão de um conceito / Fátima Suleman
In: Dirigir. - Lisboa. - Nº 41 (Janeiro-Fevereiro 1996), p. 3-7
Sumário ou resumo: Segundo a autora, são quatro os principais eixos de difusão do conceito de competências, entre os quais é posta em realce a formação profissional, tratada de modo mais aprofundado. Aborda brevemente o debate sobre a competência e a formação em quatro países comunitários. Quanto a Portugal, o conceito de competência está no centro das reformas do ensino. Nas escolas profissionais, introduz-se a noção de "saber-fazer" as aptidões dos formandos no fim do curso. As competências reportam-se a saberes tecnológicos e de tipo comportamental. Pode relevar-se uma determinada acepção de competência nos Inventários de Perfis de Formação e na Classificação Nacional das Profissões. Em Portugal não existe uma reflexão sobre o conceito de competência, apesar da importância dessa reflexão, que se integra na discussão sobre o sistema de ensino-formação e a sua articulação com o sistema produtivo.
Assuntos: Qualificações profissionais / Reforma do ensino / Escolas profissionais / Sistemas de formação / Sistemas de produção
CDU: 371
OCL: 13.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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