Autor: |
TRINDADE, Nelson |
Título: |
Pedagogia experiencial / Nelson Trindade |
In: |
Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 46-49 (Março 2004), p. 36 |
Resumo de autor: |
Um problema fundamental da aprendizagem é o controlo: Acerca de quê? … e … Quem o faz? Quem gere o processo de aprendizagem e, em consequência, condiciona o processo de ensino? Quem decide a informação importante? Quem decide onde e quando deve surgir a aprendizagem? Quem decide os conteúdos da aprendizagem? O autor tenta explicar todo este processo do Aprender que é o que acontece, segundo ele, quando alguém "não sabe algo" e "passa a saber". Por outras palavras, esse alguém adquiriu e estruturou informação nova que passou a poder utilizar. Nesta versão a aprendizagem é um processo que decorre em autogestão, condicionado por outro processo (este de ensino) em gestão exterior. A pedagogia experiencial aplicada na formação organizacional potencia as relações interindividuais, desenvolve a performance e fomenta iniciativas de desenvolvimento. Depois de uma vasta análise sobre o tema o autor conclui que a formação clássica ensina o que fazer, ou ensina o que fazer em situações controladas, mas não prepara para a vida real : o aspecto focal da formação é a transferência do aprendido para situações imprevistas, e este é o aspecto-base da pedagogia experiencial : "Aprender por fazer"
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Assuntos: |
Novas tecnologias de formação / Métodos pedagógicos / Autoformação / Formadores-formandos / Portugal |
CDU: |
377 |
OCL: |
06.02 |
Cota: |
MESICT |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
País de publicação: |
Portugal |
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