CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "CL 06.08.2" + "CL 06.08.2$" Resultados de 1 a 5 sobre 66 encontrados.
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Autor: MAJUMDAR, Shyamal
Título: Défenir un cadre pédagogique pour l'apprentissage en ligne / Shyamal Majumdar
In: Revue Européenne Formation Professionnelle. - Paris. - ISSN 0378-5092. - Nº 28 (Janvier-Avril 2003), p. 21-32
Assuntos: Ensino assistido por computador / Aprendizagem / Métodos pedagógicos / Ensino à distância / INTERNET
CDU: 37
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: MANGENOT, François
Título: Forums et formation à distance : une étude de cas / François Mangenot
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Nº 152 (2002), p. 109-119
Assuntos: Ensino à distância / Universidades / Estudo de caso / França
CDU: 378
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PORTUGAL
Título: Formação à distância em Portugal
In: Nova Formação. - Lisboa. - ISSN 1645-4669. - Nº O (Julho 2002), 64 p.
Sumário ou resumo: Revista que pretende responder a necessidades de informação no domínio específico da formação à distância e e-learning, assumindo-se como instrumento por um lado para o acesso a conhecimentos técnicos e por outro instrumento de intervenção e reflexão dos profissionais de formação e disseminação de boas práticas nesta área. Este nº O da publicação subdivide-se em oito rúbricas : o INOFOR (descrição das actividades desenvolvidas por este organismo neste campo) ; artigos (nacionais e estrangeiros); entrevistas; boas práticas; informações úteis; directório de cursos; guia de formação à distância e opinião do leitor.
Assuntos: Ensino à distância / Métodos pedagógicos / Entidades de formação / Acreditação / Projectos de formação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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METODOLOGIAS E CONTEÚDOS
Título: Metodologias e conteúdos : dos pilares do e-learning
In: Nova Formação. - Lisboa. - ISSN 1645-4669. - Nº 1 (Julho 2003), 64 p.
Sumário ou resumo: As metodologias e os conteúdos de e-learning são o tema deste número da Nova formação com o qual se procura contribuir para uma visão abrangente e multifacetada de temática, articulando-a, sempre que possível com a sua aplicação prática.
Assuntos: Ensino à distância / Métodos pedagógicos / INTERNET / Projectos de formação / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Tipo de documento: Texto impresso



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Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 367 p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 1)
Sumário ou resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8619-40-5
Nº do Depósito Legal: PT|187028/02
Assuntos: Ensino / Formação profissional contínua / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Mercado da formação / Qualificações de base / Ensino aberto / Entidades de formação / Estudo de caso / Educação / Sociedade da informação / Formação / Ensino à distância
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: 29488 MESICT 29488
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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