Estudo sectorial que tem por objectivo compreender a dinâmica competitiva e a matriz actual dos empregos e das qualificações do sector da cerâmica em Portugal e indicar com antecipação quais as competências fundamentais ao desenvolvimento de determindos cenários de evolução favorável à competitividade das empresas e à qualidade do emprego. Pretende ainda ser um instrumento de intervenção estratégica nos domínios da formação e do emprego. Este estudo está estruturado em três grandes áreas: Diagnóstico e prospectiva do sector; Dinâmica de empregos e perfis profissionais; Diagnóstico das necessidades de formação e pistas de reorientação da oferta formativa. Apresenta uma separata com os perfis profissionais.
Ceramica, Lisboa, 3 (10) Julho-Agosto 1991, p. 85-91
Sumário ou resumo:
ísticas do sistema de aprendizagem em Portugal, descrevem-se as componentes do curriculum do formando, faz-se o enquadramento do sistema no programa operacional específico (PO3) inserido no Quadro Comunitário de Apoio e transcrevem-se as normas regulamentares da aprendizagem nas profissões da cerâmica e do vidro, que constam da portaria 883/91 de 28 de Agosto.