CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Biblioteca Básica de Educação e Ensino" + "COL Biblioteca Básica de Educação e Ensino$" Resultados de 1 a 5 sobre 10 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: MACHADO, Fernando Augusto
Título: Currículo : problemas e perspectivas / Fernando Augusto Machado, Maria Fernanda Gonçalves
Publicação: Rio Tinto : Clube do Professor, 1991
Descrição física: 302 p ; 21 cm
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 8)
Sumário ou resumo: A introdução da disciplina de Desenvolvimento Curricular na formação de professores é bastante recente em Portugal. Este facto pode explicar a carência de publicações que constituem material adequado e acessível para o estudo desta área. No momento em que vivemos uma reforma do Sistema Educativo Português, esta problemática ganha maior acuidade e torna mais premente a necessidade de elementos que permitam a informação, o debate e a perspectivação das questões que o processo curricular envolve. O trabalho aqui apresentado pretende ser um contributo para esse objectivo. Os temas seleccionados são ilustrados por um conjunto de textos que poderão constituir importante recurso para uso didático.
Assuntos: Formação de professores / Métodos pedagógicos / Programa de estudos / Portugal
CDU: 37
Cota: 21360 MESICT 21360
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Gonçalves, Maria Fernanda



Marcar

Autor: CORREIA, Jose Alberto
Título: Inovação pedagógica e formação de professores
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Descrição física: 142 p.
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 2)
Sumário ou resumo: Este trabalho integra duas partes relativamente autonomas mas independentes : na I parte faz-se a abordagem da problematica da inovacao em educacao relacionando-a com o estudo das mudancas que eventualmente ela produz nas instituicoes educativas ; na II parte faz-se uma reflexao, a luz da inovacao pedagogica, nao so sobre a logica do trabalho pedagogico, mas tambem sobre as articulacoes entre os sistemas de formacao de formadores, os sistemas de investigacao pedagogica e os sistemas de producao e gestao documental.
Assuntos: Inovações pedagógicas / Formação de professores / Sistemas educativos / Formação de formadores / Adaptação social / Desenvolvimento individual / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20668 MESICT 20668
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

O ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL
Título: O ensino básico em Portugal
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Descrição física: 237 p.
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: últimos 20 anos. Seguem-se considerações sobre os abandonos escolares, a educação para os valores (educação moral), a gestão nos ensinos primários e preparatório e a educação tecnológica no âmbito do ensino obrigatório em Portugal.
Assuntos: Ensino básico / Acesso à educação / Abandono dos estudos / Desenvolvimento individual / Gestão / Ensino profissional / Portugal
OCL: 06.02
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PIRES, Eurico Lemos
Título: Escolaridade básica universal, obrigatória e gratuita
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: O autor, após ter distinguido os conceitos contidos na expressão "escolaridade básica", expõe as razões que explicam esse tipo de escolaridade enquanto facto social, assim como as suas características. Apresenta os vários tipos de programas de estudos e finalmente os instrumentos de realização da escolaridade básica, como a sua obrigatoriedade e a sua gratuitidade.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 9-40
Assuntos: Sistemas educativos / Ensino básico / Desenvolvimento curricular / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: ABREU, Isaura
Título: A evolução da escolaridade obrigatória em Portugal nos últimos vinte anos
Publicação: Rio Tinto : Asa : Clube do Professor, 1989
Colecção: (Biblioteca Básica de Educação e Ensino ; 6)
Sumário ou resumo: As autoras apresentam uma breve historia da evolucao da escolaridade obrigatoria em Portugal, de 1911 a 1986, especialmente durante o periodo de 1966-86. Distinguem as suas etapas, tracam a evolucao do acesso a escola, do sucesso e do insucesso escolares e expoem os factores significativos para o sucesso efectivo dos alunos, assim como as medidas a tomar para que a escolaridade obrigatoria atinja plenamente os seus objectivos.
Notas gerais: O ensino básico em Portugal. - p. 41-94
Assuntos: Ensino basico / Acesso à educação / Fim da escolaridade / Política de educação / Portugal
OCL: 06.04
Cota: 20670 MESICT 20670
Tipo de documento: Texto impresso

Outro(s) autor(es) : ROLDÃO, Maria do Céu



Marcar