|
PERCURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
Título: |
Percursos de formação e desenvolvimento profissional / org. Idália Sá-Chaves |
Publicação: |
Porto : Porto Editora, 1997 |
Descrição física: |
160 p. ; 25 cm |
Colecção: |
(CIDINE ; 3) |
Sumário ou resumo: |
Esta monografia, embora esteja centrada preferencialmente na formação profissional de professores, aborda muitos outros aspectos directa ou indirectamente relacionados com a formação profissional, tais como: referências a estudos sobre o papel do educador no desenvolvimento formativo de crianças em situação de creche, a activação dos processos de transição ecológica entre ser aluno e ser professor; a capacidade auto e heteroformativa dos professores em formação contínua e sobre a relação entre a autonomia pessoal que resulta do desenvolvimento da maturidade e a competência e o desempenho profissional. Este documento reúne, ainda, textos sobre modelos de formação de adultos e textos relacionados com o aspecto pessoal da construção do conhecimento científico e pedagógico pelos professores e educadores. O livro termina com uma análise de base psicanalítica, em que se discute a presença do inconsciente na relação de formação e as suas implicações relativamente ao poder e à ética presentes nos contextos de formação de professores. |
ISBN: |
ISBN 972-0-34723-6 |
Assuntos: |
Formação de professores / Educadores de infância / Formação profissional contínua / Educação de adultos / Portugal |
CDU: |
37.01 |
OCL: |
06.06 |
Cota: |
26127 MESICT 26127 |
Tipo de documento: |
Texto impresso |
País de publicação: |
Portugal |
|
| |