CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "COL Desenvolvimento dos sistemas educativos" + "COL Desenvolvimento dos sistemas educativos$" Resultados de 1 a 5 sobre 5 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: CLÍMACO, Maria do Carmo
Título: Monotorização e práticas de avaliação das escolas / Maria do Carmo Clímaco
Edição: 1ª ed
Publicação: Lisboa : Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, 1992
Descrição física: 121 p. ; 23 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos sistemas educativos)
Assuntos: Escolas / Avaliação / Monitores de formação / Portugal
Cota: ED305 MTS MESICT 3915
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: SANTOS, Horácio
Título: Estatísticas, bases de dados e sistemas de informação / Horácio Santos
Publicação: Lisboa : GEP, 1993
Descrição física: 251 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
ISBN: ISBN 972-614-198-2
Assuntos: Sistemas educativos / Estatísticas da educação / Análise estatística / Bases de dados / Sistemas de informação / Portugal
OCL: 06
Cota: 23030 MESICT 23030
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PALMA, J. Borges
Título: Sistemas educativos : unidade e diversidade / J. Borges Palma
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1993
Descrição física: 63 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
Sumário ou resumo: A partir de uma abordagem da noção de educação, é proposta uma primeira reflexão sobre a complexidade e diversidade das situações educativas e os traços comuns existentes entre elas. Em seguida, com a introdução da noção de sistema, são identificados e definidos os elementos básicos que compõem qualquer sistema educativo. Por sua vez, o estudo sobre o modo como esses elementos e as diferentes partes de um sistema educativo interagem e se relacionam entre si permite chamar a atenção para as principais diferenças observadas entre diversos tipos de organização. Finalmente, são abordadas algumas questões teóricas e metodológicas relacionadas com a comparação em matéria de educação.
ISBN: ISBN 972-614-191-5
Assuntos: Sistemas educativos / Educação / Ensino / Pedagogia / Educação informal / Educação não formal / Formação de professores
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 22093 MESICT 22093
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: SANCHES, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro
Título: Cultura organizacional : um paradigma de análise da realidade escolar / Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro Sanches
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1992
Descrição física: 98 p. ; 24 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos sistemas educativos)
Sumário ou resumo: A primeira parte desta obra começa com a análise do conceito de organização e descrição das suas componentes estruturais. Seguidamente, caracteriza-se a organização nas suas dimensões formal, informal e interactiva. Na segunda parte, discute-se a centralidade, poder descritivo e explicativo do conceito de cultura organizacional como paradigma de análise e investigação da comunidade escolar, em toda a complexa realidade social que lhe é inerente. Caracterizam-se as componentes da cultura organizacional e, finalmente, com base em estudos realizados neste domínio, descrevem-se algumas tipologias de culturas organizacionais, as quais constituem a terceira parte.
ISBN: ISBN 972-614-188-5
Assuntos: Sistemas educativos / Cultura organizacional / Gestão / Formação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21804 MESICT 21804
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: CLÍMACO, Maria do Carmo
Título: Monitorização e práticas de avaliação das escolas / Maria do Carmo Clímaco
Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, 1992
Descrição física: 121 p. ; 23 cm
Colecção: (Desenvolvimento dos Sistemas Educativos)
Sumário ou resumo: Este estudo apresenta os diferentes modelos e exemplos de prática de avaliação e auto-avaliação do desempenho das escolas. Dá uma visão global das preocupações com as políticas de qualidade e avaliação e exemplifica como é que as escolas podem pôr em prática diferentes procedimentos de auto-avaliação para orientar e prosseguir melhor o seu desenvolvimento numa descentralização e maior autonomia.
ISBN: ISBN 972-614-188-5
Assuntos: Sistemas educativos / Avaliação do desempenho / Qualidade da educação / Formação de formadores / Política de educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21631 MESICT 21631
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar