Guia completo e actualizado da carreira docente, em que todos os aspectos são abordados, desde a análise de questões como que carreira construir? o que valorizar e como progredir? quais as regras do exercício profissional e da vinculação administrativa? até ao exame detalhado das situações de férias, faltas, licenças, tempo de serviço, regime de progressão na carreira e escalões, etc. Em apêndice contém legislação.
Pode dizer-se que o objectivo principal do ensaio e chamar a atenção para a importância das práticas de educação com adultos no quadro de estratégias de democratização e desenvolvimento social. Procura-se combinar a análise do processo de implantação em Portugal, de uma rede pública de educação de adultos ; a ilustração da sua actualidade, num momento em que estão na ordem do dia as questões da qualificação educativa e profissional e da promoção de iniciativas sociais para o desenvolvimento local ; e a discussão prospectiva sobre as estratégias mais adequadas para a articulação eficiente das práticas educativas e dos projectos de desenvolvimento social.
Este modelo foi concebido e implementado no Centro de Apoio a Jovens Dr. Francisco Sa Carneiro, Lisboa, de acordo com a perspectiva sociologica defendida desde 1987 pelo seu Presidente Dr. Joao Rebello de Carvalho. Segundo este autor, a prevencao social constitui a forma mais adequada de evitar insucesso de integracao na sociedade desde que a Educacao se centre numa estreita relacao entre os planos Etico, Civico e Tecnico, permitindo o desenvolvimento de todas as potencialidades individuais. Este livro da entao conta da estrutura conceptual e de implementacao deste modelo que pela sua concepcao podera ser aplicado em muitos contextos educativos.
Reunem-se aqui uma dezena de trabalhos relativos a varias questões de politica educativa. A maioria foi escrita nos últimos dois anos e focaliza-se na realidade portuguesa. Embora nao abranjam todos os problemas fulcrais do desenvolvimento da educação em Portugal, abordam sem duvida algumas questões prioritarias para uma reforma educativa com significado : Lei de Bases do Sistema Educativo, Conselho Nacional de Educação, Formação Profissional, Orientação Escolar e Profissional, Formação de Professores e Inovação Pedagogica.