CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Ensino aberto" + "DE Ensino aberto$" Resultados de 1 a 5 sobre 8 encontrados.
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L'AUTOFORMATION
Título: L'autoformation : actualité et perspectives : dossier
In: Éducation Permanente. - Paris. - ISSN 0339-7513. - Nº 168 (Septembre 2006), 204 p.
Assuntos: Autoformação / Sociedade da informação / Educação de adultos / Ensino aberto / Economia do conhecimento / Aprendizagem / Informática / Tecnologia da informação / Métodos pedagógicos / Desenvolvimento das competências / França
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: França



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Autor: LAGARTO, José Reis
Título: Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002
Descrição física: 367 p. ; 25 cm
Colecção: (Formação a distância & e-learning. Estudo de investigação ; 1)
Sumário ou resumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
ISBN: ISBN 972-8619-40-5
Nº do Depósito Legal: PT|187028/02
Assuntos: Ensino / Formação profissional contínua / Sistemas de formação / Gestão de recursos humanos / Mercado da formação / Qualificações de base / Ensino aberto / Entidades de formação / Estudo de caso / Educação / Sociedade da informação / Formação / Ensino à distância
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: 29488 MESICT 29488
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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FORMAÇÃO À DISTÂNCIA, A DISTÂNCIA DE UM CLIQUE
Título: Formação à distância, a distância de um clique
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 39 (Abril-Junho 2001), 64 p.
Sumário ou resumo: A publicação "Formar: revista de formadores" editada pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) tem neste número o título de "Formação a distância, a distância de um clique" cujo objectivo é explicar os vários conceitos de formação a distância. A formação aberta, flexível e à distância é um tipo de formação que permite que a aprendizagem seja feita através da interacção entre formador-formando e entre formandos e através da partilha de informações e da troca de documentação. O conceito de formação a distância aplica-se assim a todo o processo de aprendizagem em que não há contacto físico permanente por parte do formador. O conceito tem vindo a desenvolver-se com a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação.
Assuntos: Ensino à distância / Ensino aberto / Flexibilidade da formação / Métodos pedagógicos / Métodos de aprendizagem / Necessidades de formação / Objectivos da formação / Formadores-formandos / Perfis de formação / Gestão da formação / Sistemas de formação / Avaliação profissional / Programas de formação / Novas tecnologias de formação / IEFP / Programa HORIZON
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: COMISSÃO EUROPEIA
Título: Socrates : guia do candidato, 1997 / Comissão Europeia
Publicação: Luxemburgo : Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 1996
Descrição física: 115 p. ; 30 cm + 2 Programas
ISBN: ISBN 92-827-7508-9
Assuntos: União Europeia / Programa Sócrates / Ensino / Política de educação / Ensino superior / Ensino secundário / Ensino básico / Ensino à distancia / Ensino aberto / Educação de adultos / Mobilidade escolar / Formulários / Guias
CDU: 37.014
OCL: 01.03.8
Cota: 25364 CE MESICT 25364
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo



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Autor: CAMACHO, Lurdes
Título: Memórias de um tempo futuro : realidade virtual e educação / Lurdes Camacho
Publicação: Lisboa : Hugin, 1996
Descrição física: 345 p. ; 24 cm
ISBN: ISBN 972-8310-06-4
Nº do Depósito Legal: PT|97425/96
Assuntos: Ensino à distancia / Educação / Métodos pedagógicos / Ensino aberto / Novas tecnologias / Telecomunicações / Autoformação / Europa / Portugal
OCL: 06.08.2
Cota: 25080 MESICT 25080
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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