Formação & Inovação. - Lisboa. - ISSN 0873-3309. - Nº 6 (2000), p. 17-21
Sumário ou resumo:
É vulgar afirmar-se a necessidade das organizações aprenderem devido às aceleradas e complexas mutações que se verificam no seu meio envolvente. Afirma-se mesmo que a aprendizagem é sinónimo de sobrevivência organizacional quando se assiste ao estabelecimento de um novo paradigma técnico-económico e sócio cultural centrado nas novas tecnologias de comunicação e informação. Quando é posta a questão - o que é ou como se promove a aprendizagem organizacional, confrontam-se perspectivas, dos defensores da learning organizacional, discutem-se as melhores estratégicas para favorecer essa aprendizagem ou esse tipo de organização. A maior parte das abordagens psicológicas centra-se ao nível da aprendizagem individual. Finalmente os pressupostos metodológicos de aprendizagem de suporte às diferentes estratégias implicam uma redefinição no campo da formação contínua que se deverá centrar no desenvolvimento negociado de projectos pessoais e colectivos de resoluções de problemas na reflexão que potencie o desenvolvimento pessoal/profissional Os formadores têm aqui um papel importante como facilitadores de um processo autónomo de aprendizagem, centrado na resolução de problemas concretos.