Dissertação de douroramento no ramo de História das Ideias, especialidade de História e Teoria dos Paradigmas apresentada e aprovada na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 1997
Neste artigo é descrito o processo de implementação de um programa de promoção de competências sociais num contexto de formação profissional. Este Programa é destinado a jovens com deficiência mental e teve como objectivo auxiliál-los a desenvolver as suas capacidades pessoais e relacionais, vectores fundamentais do processo de integração sócio-profissional.
Este artigo descreve um projecto de construção e experimentação de instrumentos pedagógicos que visam a promoção de uma alternância associativa no seio do sistema de aprendizagem. Na 1ª fase, reelaboraram-se o programa e o referencial de formação do "mecânico auto" [nível II]. Na 2ª fase, procedeu-se à construção e experimentação de instrumentos pedagógicos. Esta última decorreu no centro de formação de Évora; nela foram elaboradas fichas de articulação das actividade de formação; das actividades e competências do aprendiz; de apoio ao coordenador de turma; das actividades profissionais desenvolvidas no posto de trabalho. A construção e a experimentação dos instrumentos pedagógicos já apresentados poder ter constituido um projecto de investigação-formação. As quatro fichas vêm reproduzidas no fim do artigo.