CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "DE Flexibilidade da formação" + "DE Flexibilidade da formação$" Resultados de 1 a 5 sobre 22 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: KOCÁCS, Ilona
Título: Tendências de evolução dos sistemas produtivos : orientações para a educação e a formação / Ilona Kovács
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 50 (Janeiro-Março 2005), p. 3-16
Notas gerais: Com os novos sistemas produtivos (na orientação lean production e, sobretudo, na orientação antropocêntrica), a compreensão e o controlo global dos processos ultrapassa
em importância a execução de tarefas específicas. Daí a importância de um ensino geral mais elevado e de uma formação profissional não limitada apenas à preparação para uma ocupação, função e/ou posto de trabalho. Exige-se uma formação inicial de nível mais elevado e de base alargada, em termos científicos, técnicos e socioculturais, que facilita a mobilidade e adaptabilidade ao longo da vida activa numa economia na qual a informação e o conhecimento se tornam variáveis centrais e fontes principais do valor acrescentado. Por outro lado o contexto de mudanças em que vivemos requer uma aprendizagem contínua e quanto maior flexibilidade funcional se pretende do sistema produtivo, mais aumentam as exigências de desenvolvimento de novas competências inscritas no modelo flexível e qualificante da organização do trabalho. Por conseguinte o conteúdo dos programas ensino-formação têm de incidir não apenas nos aspectos técnicos, mas também sobre os aspectos sociais e organizacionais.
Assuntos: Sistemas de produção / Educação e formação / Flexibilidade da formação / Inovações / Organização do trabalho / Tecnologia da informação / Competitividade / Qualificações / Responsabilidade / Educação e formação ao longo da vida / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: TROGER, Vincent
Título: La scolarisation de la formation professionnelle des jeunes en France : l'État au service de l'entreprises / Vincent Troger
In: Revue Européenne Formation Professionnelle. - Luxembourg. - ISSN 0378-5092. - Nº 31 (Janvier-Avril 2004), p. 12-29
Assuntos: Pub CEdefop / Formação inicial / Política de educação / Sistemas de formação / Flexibilidade da formação / Empresas / Estabelecimentos de ensino
CDU: 37.01
OCL: 06.02
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo



Marcar

THE TRANSITION FROM EDUCATION TO WORKING LIFE
Título: The transition from education to working life : key data on vocational training in the European Union / Michèle Mansuy... [et al.] ; [ed. lit.] European Centre for the Development of Vocational Training
Publicação: Luxembourg : Office for Official Publications of the European Communities, 2001
Descrição física: 166 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop reference serie, 1608-7089 ; 3)
Notas gerais: Existe em francês: Transition entre le système...
ISBN: ISBN 92-896-0012-8
Assuntos: Sistemas de formação / Mercado de trabalho / Inserção profissional / Orientação profissional / Escolaridade obrigatória / Abandono dos estudos / Formação de jovens / Flexibilidade da formação / Novas tecnologias / Política comunitária / Dados estatísticos / Análise comparativa / CEDEFOP / Eurostat / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28302 CEDO MESICT 29363
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Mansuy, Michèle, co-aut.
Cedefop, ed. lit.



Marcar

FORMAÇÃO À DISTÂNCIA, A DISTÂNCIA DE UM CLIQUE
Título: Formação à distância, a distância de um clique
In: Formar. - Lisboa. - ISSN 0872-4989. - Nº 39 (Abril-Junho 2001), 64 p.
Sumário ou resumo: A publicação "Formar: revista de formadores" editada pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) tem neste número o título de "Formação a distância, a distância de um clique" cujo objectivo é explicar os vários conceitos de formação a distância. A formação aberta, flexível e à distância é um tipo de formação que permite que a aprendizagem seja feita através da interacção entre formador-formando e entre formandos e através da partilha de informações e da troca de documentação. O conceito de formação a distância aplica-se assim a todo o processo de aprendizagem em que não há contacto físico permanente por parte do formador. O conceito tem vindo a desenvolver-se com a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação.
Assuntos: Ensino à distância / Ensino aberto / Flexibilidade da formação / Métodos pedagógicos / Métodos de aprendizagem / Necessidades de formação / Objectivos da formação / Formadores-formandos / Perfis de formação / Gestão da formação / Sistemas de formação / Avaliação profissional / Programas de formação / Novas tecnologias de formação / IEFP / Programa HORIZON
CDU: 377
OCL: 06.08.2
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

TRANSITION ENTRE LE SYSTÈME ÉDUCATIF ET LA VIE ACTIVE
Título: Transition entre le système éducatif et la vie active : chiffres clés sur la formation professionnelle dans l'Union Européenne / Michèle Mansuy... [et al.] ; [ed. lit.] Centre Européen pour le Développement de la Formation Professionnelle
Publicação: Luxembourg : Office des Publications Officielles des Communautés Européennes, 2001
Descrição física: 166 p. ; 30 cm
Colecção: (Cedefop reference serie, 1608-7089 ; 1)
Notas gerais: Existe em inglês: The transition from education...
ISBN: ISBN 92-896-0013-6
Assuntos: Sistemas de formação / Mercado de trabalho / Inserção profissional / Orientação profissional / Escolaridade obrigatória / Abandono dos estudos / Formação de jovens / Flexibilidade da formação / Novas tecnologias / Política comunitária / Dados estatísticos / Análise comparativa / CEDEFOP / Eurostat / Portugal
CDU: 377
OCL: 06.01
Cota: 28302 CEDO MESICT 28302
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Luxemburgo

Outro(s) autor(es) : Mansuy, Michèle, co-aut.
Cedefop, ed. lit.



Marcar