Notas gerais: |
Com os novos sistemas produtivos (na orientação lean production e, sobretudo, na orientação antropocêntrica), a compreensão e o controlo global dos processos ultrapassa em importância a execução de tarefas específicas. Daí a importância de um ensino geral mais elevado e de uma formação profissional não limitada apenas à preparação para uma ocupação, função e/ou posto de trabalho. Exige-se uma formação inicial de nível mais elevado e de base alargada, em termos científicos, técnicos e socioculturais, que facilita a mobilidade e adaptabilidade ao longo da vida activa numa economia na qual a informação e o conhecimento se tornam variáveis centrais e fontes principais do valor acrescentado. Por outro lado o contexto de mudanças em que vivemos requer uma aprendizagem contínua e quanto maior flexibilidade funcional se pretende do sistema produtivo, mais aumentam as exigências de desenvolvimento de novas competências inscritas no modelo flexível e qualificante da organização do trabalho. Por conseguinte o conteúdo dos programas ensino-formação têm de incidir não apenas nos aspectos técnicos, mas também sobre os aspectos sociais e organizacionais.
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