CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "ED Programa Comunitário Leonardo da Vinci. Instância Nacional de Coordenação" + "ED Programa Comunitário Leonardo da Vinci. Instância Nacional de Coordenação$" Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
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Autor: PROGRAMA COMUNITÁRIO LEONARDO DA VINCI
Título: Portugal : sistema de educação e formação profissional = Portugal : education and vocational training system / Programa Comunitário Leonardo da Vinci
Publicação: Lisboa : Programa Comunitário Leonardo da Vinci, [1997]
Descrição física: 55, 55 p. : il. ; 24 cm
Assuntos: Sistemas educativos / Formação profissional / Portugal
CDU: 37
377
Cota: ED621 MTS MESICT 12134
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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PORTUGAL
Título: Portugal : sistemas de educação e formação profissional = Portugal : education and vocational training system
Publicação: Lisboa : Programa Comunitário Leonardo da Vinci. Instância Nacional de Coordenação, 1996
Descrição física: 55, 55 p. ; 24 cm
Sumário ou resumo: No quadro da formação profissional em Portugal importa apresentar os dispositivos instalados visando a valorização dos recursos humanos, através dos quais jovens e adultos, a inserir ou inseridos na vida activa, se preparam para o exercício de uma actividade profissional.
A Formação Profissional é legalmente enquadrada pela Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86), e Decretos-Lei de 1991 (401/91 e 405/91), distinguindo-se:
- a formação profissional inserida no sistema educativo;
- e a formação profissional inserida no mercado de emprego.
As duas ofertas diferenciam-se sobretudo pela base institucional que as suporta, respectivamente o Ministério da Educação (ME) e o Ministério para a Qualificação e o Emprego (MQE), pelas ofertas formativas e seus destinatários. Por outro lado, elas articulam-se pelos principais conceitos subjacentes, finalidades, e processo de certificação, possibilitando momentos de comunicabilidade entre ambas, e níveis de qualificação e perfis profissionais equivalentes.
Para efeitos de inteligibilidade explicitam-se desde já os conceitos de formação profissional inicial e de formação profissional contínua:
- Formação Profissional Inicial (FPI) - formação que visa a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos e competências necessárias para poder iniciar o exercício profissional, e que confere uma qualificação certificada. A FPI inclui a Iniciação Profissional e a Qualificação Inicial.
- Formação Profissional Contínua (FPC) - formação, ao longo da vida activa, que engloba todos os processos organizados e institucionalizados subsequentes à Formação Profissional Inicial com vista a permitir uma adaptação às transformações tecnológicas e técnicas, favorecer a promoção social dos indivíduos. A FPC pode assumir as seguintes modalidades: Aperfeiçoamento, Reconversão, Qualificação Profissional e Especialização.
O organograma apresentado a seguir representa o Sistema Educativo e o conjunto da oferta de Formação Profissional em Portugal, a descrever posteriormente, tendo em atenção os contextos em que se insere.
Assuntos: Sistemas de formação / Sistemas educativos / Formação inicial / Formação profissional contínua / Política de formação / Legislação sobre formação / Ofertas de formação / Qualidade da formação / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27069 MESICT 27069
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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