CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO A avaliação pedagógica na formação profissional : generalidades" + "TCO A avaliação pedagógica na formação profissional : generalidades$" Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: TIRA-PICOS, António
Título: A avaliação pedagógica na formação profissional : técnicas e instrumentos / António Tira-Picos, José Sampaio
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 115 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 5)
Sumário ou resumo: Este manual pretende fornecer técnicas de avaliação utilizadas em formação profissional e conceber os instrumentos adequados a cada situação de formação, tendo em conta as vantagens e inconvenientes que cada um deles comporta, no sentido de ajudar o formador a praticar uma avaliação objectiva. Segundo os autores deste documento, as técnicas de avaliação agrupam-se em três grandes grupos: observação, formulação de perguntas e medição. Para cada um dos três grupos são apresentados os instrumentos de avaliação mais adequados seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.
ISBN: ISBN 972-732-078-3
Nº do Depósito Legal: PT|40164/90
Assuntos: Avaliação da formação / Técnicas de avaliação / Formação de formadores / Qualidade da formação / Manuais / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.05
Cota: TR146 MTS MESICT 3319
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sampaio, José, co-aut.



Marcar

Autor: TIRA-PICOS, Antonio
Título: A avaliação pedagógica na formação profissional : generalidades / António Tira-Picos, José Sampaio
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994
Descrição física: 85 p. ; 24 cm
Colecção: (Aprender ; 4)
Sumário ou resumo: O presente manual visa a Avaliação da Formação. Sendo dirigido, especialmente, aos formadores, poderá ser utilizado, também, pelos formandos. É composto por dois módulos - o primeiro, distingue a Avaliação Normativa da Avaliação Criterial e a Avaliação Formativa da Avaliação Sumativa, apresentando exemplos concretos e exercícios práticos. Considera, ainda, várias situações em que constam os casos-tipo de subjectividade da avaliação. No final deste módulo, o formador deverá ser capaz de implementar e assegurar a avaliação eficaz da formação. O segundo módulo, apresenta as finalidades, objectos, critérios e tipos de avaliação, seguidos de uma abordagem à subjectividade da avaliação, e neste âmbito, apresenta vários exemplos seguidos de exercícios práticos dirigidos ao formador.
ISBN: ISBN 972-732-077-5
Nº do Depósito Legal: PT|40163/90
Assuntos: Avaliação da formação / Técnicas de avaliação / Qualidade da formação / Formadores / Formadores-formandos / Portugal / Formação de formadores / Bibliografias / Material didáctico
CDU: 371.01
OCL: 06.05
Cota: 25689 MESICT 25689
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Sampaio, José, co-aut.



Marcar