CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO Adaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados" + "TCO Adaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados$" Resultados de 1 a 1 sobre 1 encontrados.
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ADAPTAÇÃO-REINSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS
Título: Adaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados / coord. Luís Imaginário... [et al.] ; ed. lit. Observatório do Emprego e Formação Profissional
Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1998
Descrição física: 227 p. ; 23 cm
Colecção: (Estudos e Análises ; 4)
Sumário ou resumo: O Estudo compreende sete partes. Na primeira, explicita-se o objecto, anuncia-se os objectivos e especifica-se a metodologia seguida. Na segunda, discute-se o conseito de adulto pouco escolarizado e problematiza-se a adaptação/reinserção profissional, evidenciando as suas expressões predominantes nos adultos pouco escolarizados dos grupos etários 15-24, 25-39 e 40-64 anos (constituindo este último o foco principal do Estudo). Na terceira, contextualiza-se em termos políticos, sociais e económicos o problema dos adultos pouco escolarizados, que também se caracteriza em termos quantitativos e qualitativos. Na quarta, apresentam-se as respostas para o problema que já se encontram no terreno em Portugal - educação de adultos, promoção do emprego e da formação profissional e projectos integrados -, respostas que se analisam quanto à organização e funcionamento, aos participantes, aos resultados, às fragilidades e às potencialidades. Na quinta, começa-se por tipificar os problemas da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados nos três grupos etários considerados; depois, evidenciam-se as "boas (e as más) práticas" de intervenção no sentido de contribuir para resolver o problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados e no que respeita ao diagnóstico e planeamento, à divulgação e promoção, às estrtégias de formação, às parcerias, à proximidade dos serviços às populações e dinâmicas locais. ao acompanhamento personalizado das intervenções e à avaliação; por último, referem-se o balanço de competências, a andragogia e a educabilidade cognitiva como prática a incluir nas intervenções com vista à resolução do problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados. Na sexta, sintetizam-se conclusões diferenciadas segundo os grupos etários 15-24, 25-39 e, em particular, 40-64 anos e, sobretudo, quanto a este, alerta-se para a precaridade das soluções que se centrem na "qualificação para o emprego". Na sétima, enfim, fazem-se recomendações gerais e recomendações específicas - para cada uma das respostas-tipo analisadas -, as quais são brevemente descritas e relacionadas com os problemas a que responderão e as instituições ou organizações que poderão promover ou concretizar a respectiva concretização.
ISBN: ISBN 972-732-333-2
Nº do Depósito Legal: PT|133841/99
Assuntos: Educação de adultos / Reinserção social / Promoção do emprego / Formação-emprego / Níveis de qualificação / Desemprego / Formação profissional / Escolaridade / Condições económicas / Aspectos políticos / Investigação social / Relatórios / Reinserção profissional / Adaptação dos trabalhadores / Trabalhadores não qualificados / Aspectos sociológicos / Alfabetização / Quadros / Recomendações / Portugal
CDU: 37.01
OCL: 06.01
Cota: 27046 MESICT 27046
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Imaginário, Luís, coord.
Observatório do Emprego e Formação Profissional, ed. lit.



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