CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO Formação e situações de trabalho" + "TCO Formação e situações de trabalho$" Resultados de 1 a 1 sobre 1 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

FORMAÇÃO E SITUAÇÕES DE TRABALHO
Título: Formação e situações de trabalho / Rui Canário... [et al.]
Publicação: Porto : Porto Editora, 1997
Descrição física: 101 p. ; 25 cm
Sumário ou resumo: Esta monografia é constituída por três blocos de textos: no primeiro, apresentam-se algumas contribuições teóricas sobre questões como a relação entre os modos de formação e os modos de organização do trabalho e, o papel da formação e do trabalho na produção das identidades profissionais.
O segundo bloco aborda a dimensão organizacional da formação em contexto escolar. Refere-se "a interdependência entre a evolução dos princípios e modelos de formação contínua de adultos e as teorias das organizações e da administração". A relação entre a produção de inovações nos estabelecimentos de ensino e as dimensões colectivas e institucionais de aprendizagem, constitui uma das temáticas tratadas. Defende-se a necessidade de transformar os estabelecimentos de ensino em organizações capazes de aprender, como condição necessária para que os professores possam ser agentes de mudança.
O último bloco trata a relação entre as situações de formação e as situações de trabalho, no quadro dos profissionais e das organizações de saúde. É apresentado um dispositivo de formação em exercício, centrado no problema da relação entre a formação e o exercício do trabalho, que contribuiu para a compreensão dos processos de construção identitária dos enfermeiros. É focada a articulação entre a formação e o trabalho ao nível da formação inicial de enfermeiros.É apresentada uma experiência de estágio que questiona a articulação das vertentes formativas que envolvem professores, os estagiários e os profissionais do serviço.
ISBN: ISBN 972-0-34125-4
Nº do Depósito Legal: PT|115448/97
Assuntos: Formação profissional contínua / Educação de adultos / Formação inicial / Saúde / Organização do trabalho / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.09
Cota: 26159 MESICT 26159
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Canário, Rui, co-aut.



Marcar