CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO O sector da energia em Portugal" + "TCO O sector da energia em Portugal$" Resultados de 1 a 1 sobre 1 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: PORTUGAL. Instituto para a Inovação na Formação
Título: O sector da energia em Portugal / Instituto para a Inovação na Formação ; coord. Ana Cláudia Valente
Publicação: Lisboa : INOFOR, 2002
Descrição física: 218, [9] p. ; 28 cm + Separata
Colecção: (Estudos sectoriais ; 21)
Sumário ou resumo: O Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR) tem vindo a promover o estudo e o debate sobre as tendências do mercado de trabalho face aos novos desafios da competitividade e à necessidade que os indivíduos e as organizações têm de desenvolver novas qualificações e competências. O estudo estrutura-se em 5 partes, à semelhança dos restantes da colecção. Cada uma destas partes procura reflectir aspectos particulares dos vários subsectores da Energia: Petróleo, Gás Natural e Electricidade. A 1ª parte delimita o sector enquanto objecto de análise. A 2ª faz o enquadramento socioeconómico dos sectores, a nível nacional e internacional, e o diagnóstico das estratégias empresariais relativamente aos mercados e produtos, às tecnologias, aos modos de organização e de gestão de recursos humanos. Propondo-se, também, cenários de evolução, ferramentas úteis para a análise e intervenção estratégica no sector. A 3ª parte do estudo dedica-se à análise da dinâmica dos empregos (empregos em emergência, em crescimento, em transformação e em regressão) e as competências críticas para as empresas e para os indivíduos. É a partir desta análise que se propõem perfis profissionais, qualificantes e facilitadores da mobilidade funcional e profissional quer no contexto do sector da energia quer nas suas afinidades com a generalidade da industria do processo ou com o sector da construção civil e obras públicas. Na 4ª parte faz-se um diagnóstico das necessidades de formação a partir do levantamento e análise da oferta de formação para o sector e dos défices de qualificação detectados. Na 5ª e última parte são apontadas pistas para a reorientação da formação que, juntamente com outras intervenções, poderão viabilizar novos modelos de competitividade.
ISBN: ISBN 972-8619-37-5
Nº do Depósito Legal: PT|187223/02
Assuntos: Energia / Estrutura empresarial / Estrutura organizacional / Gestão de recursos humanos / Estudos prospectivos / Emprego / Necessidades de formação / Perfis profissionais / Competências profissionais / Ofertas de formação
CDU: 377
OCL: 08.11
Cota: 29431 MESICT 29431
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Valente, Ana Cláudia, coord.



Marcar