CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO Os caminhos da flexibilização : uma perspectiva sobre a evolução do sistema de emprego" + "TCO Os caminhos da flexibilização : uma perspectiva sobre a evolução do sis Resultados de 1 a 2 sobre 2 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: RODRIGUES, Maria João
Título: Os caminhos da flexibilização : uma perspectiva sobre a evolução do sistema de emprego
Publicação: Lisboa : ISCTE, 1988
Descrição física: p. 26-43
In: SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA DO TRABALHO, Lisboa, Janeiro e Fevereiro de 1987 - A Politica Social Face as Questoes do Emprego : Que Alternativas?
Sumário ou resumo: Destaca-se a diversificação dos factores de flexibilização do emprego colocando o caso português no quadro mais geral da experiência europeia, e a amplitude das margens de manobra face à compatibilização da quantidade e qualidade do emprego. Apresenta um modelo de sistema de emprego que permite apoiar o mercado de trabalho aos níveis nacional e local, fáz o levantamento dos factores de flexibilidade e aponta as estratégias de flexibilização em jogo. Apesar dos perigos de derrapagem, parece poder desenhar-se uma estratégia que poderá compatibilizar modernização e desenvolvimento, cabendo ao movimento sindical a definição mais precisa dos contornos dessa mesma estratégia.
Assuntos: Sistemas de emprego / Mercado de trabalho / Flexibilidade do trabalho / Estrutura organizacional / Mudança tecnológica / Mobilidade da mão-de-obra
OCL: 13.01.3
Cota: 18328 MESICT 18328
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar

Autor: RODRIGUES, Maria João
Título: Os caminhos da flexibilização : uma perspectiva sobre a evolução do sistema de emprego / Maria João Rodrigues
In: Novos Desafios, Lisboa, (2) Maio-Agosto 1988, p. 52-58
Sumário ou resumo: O autor apresenta-nos, resumidamente um modelo de sistema de emprego, em que os factores de flexibilização e de criação de emprego são vistos pelo mesmo prisma muito mais amplo do que as concepções tradicionais do mercado do trabalho. Ao enunciar as estratégias de flexibilização, deixa antever os riscos que lhes estão subjacentes, e preconiza a reestruturação do sistema productivo e a melhoria do padrão de especialização, face à competitividade europeia.
Assuntos: Sistemas de emprego / Flexibilidade do trabalho / Portugal
OCL: 13.01.3
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar